back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioMeio AmbienteEspetáculo: Chuva de meteoros Gemínidas ilumina o céu brasileiro

Espetáculo: Chuva de meteoros Gemínidas ilumina o céu brasileiro

O céu noturno do Brasil está sendo palco de um dos mais impressionantes fenômenos astronômicos do ano: a chuva de meteoros Gemínidas. Este evento celeste, que promete cativar espectadores em todo o país, terá seu ponto alto entre a noite de hoje, quarta-feira (13/12), e a madrugada de quinta-feira (14/12), mas continuará visível até o dia 24 de dezembro.
Compartilhar:
Divulgação / Redes sociais

O céu noturno do Brasil está sendo palco de um dos mais impressionantes fenômenos astronômicos do ano: a chuva de meteoros Gemínidas. Este evento celeste, que promete cativar espectadores em todo o país, terá seu ponto alto entre a noite de hoje, quarta-feira (13/12), e a madrugada de quinta-feira (14/12), mas continuará visível até o dia 24 de dezembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

A agência espacial norte-americana, NASA, estima que até 120 meteoros possam ser observados por hora durante o pico da chuva. As Gemínidas são assim denominadas por sua proximidade com a constelação de Gêmeos e são conhecidas por serem um dos mais espetaculares eventos anuais de chuvas de meteoros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Estes meteoros são descritos pela NASA como brilhantes, rápidos e frequentemente apresentando uma tonalidade amarelada. O espetáculo visual ocorre quando esses objetos espaciais colidem com a atmosfera terrestre, tornando-se incandescentes e criando o fenômeno conhecido como chuva de meteoros. A maioria desses objetos se desfaz antes de atingir o solo, devido ao atrito com a atmosfera.

As Gemínidas são particulares porque resultam das passagens do asteroide 3200 Phaethon em torno do Sol. A NASA aconselha que a melhor visualização ocorre durante a noite e antes do amanhecer, com condições mais favoráveis no hemisfério Norte, embora o fenômeno também seja visível no hemisfério Sul.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

No Brasil, segundo a astrofísica Eliade Lima, da Universidade Federal do Pampa, em entrevista à BBC Brasil, o fenômeno será mais bem observado nas regiões Norte e Nordeste. Para uma experiência ideal, a NASA recomenda buscar locais com pouca luz artificial e um céu claro, longe das cidades.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Domingo começa com nevoeiro no Litoral de SC

Neste domingo (04), um intenso nevoeiro marítimo marcou o amanhecer nas áreas litorâneas de Santa Catarina, com maior intensidade entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do estado.

Após novas análises, suspensão de retirada, comercialização e consumo de ostras e moluscos é mantida

A medida é necessária para preservar a saúde dos consumidores, pois as novas análises indicam que ainda há níveis altos da toxina ácido ocadaico nestes animais.

Começo de agosto terá calor de até 40ºC

A MetSul Meteorologia adverte que o começo de agosto trará dias de forte a extremo calor em estados do Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste, de acordo com a análise das projeções dos modelos.

Sistema de alta pressão provoca variação nas Temperaturas em Santa Catarina

Na quarta-feira (31), um sistema de alta pressão começará a dominar o estado de Santa Catarina, trazendo um dia predominantemente ensolarado para as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. As demais áreas experimentarão tempo mais nublado, com intervalos de sol e possibilidade de chuviscos no início e no final do dia devido à circulação marítima.