back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioMeio AmbienteDique de areia se rompe e alaga cidade em SC

Dique de areia se rompe e alaga cidade em SC

A comunidade de Olho d'Água, localizada em Jaguaruna, no Sul catarinense, enfrentou uma tarde tumultuada neste domingo, dia 26, após o rompimento de um dique de areia. O incidente resultou no extravasamento de dois açudes, causando inundações significativas que afetaram residências, comércios e a Estrada Geral Arroio da Cruz (Jau-508), a principal via de acesso ao centro de Balneário Espla
Compartilhar:
Divulgação / Redes sociais

A comunidade de Olho d’Água, localizada em Jaguaruna, no Sul catarinense, enfrentou uma tarde tumultuada neste domingo, dia 26, após o rompimento de um dique de areia. O incidente resultou no extravasamento de dois açudes, causando inundações significativas que afetaram residências, comércios e a Estrada Geral Arroio da Cruz (Jau-508), a principal via de acesso ao centro de Balneário Esplanada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Maicon Laureano, coordenador da Defesa Civil de Jaguaruna, explicou que o rompimento ocorreu em um dos diques que cercam três açudes formados pela extração de areia na região. “A ruptura causou o transbordamento de dois desses açudes, levando a graves transtornos”, disse Laureano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Os Bombeiros Voluntários de Jaguaruna, que atuaram na ocorrência, reportaram que destroços e madeiras obstruíram a via, além de danos a postes de energia, provocando falta de eletricidade. Uma ação imediata de resgate foi realizada para auxiliar uma mulher que ficou ilhada nos fundos de uma madeireira.

Atualmente, não há previsão para a normalização do tráfego na estrada afetada. Os motoristas que necessitam se deslocar para ou de Balneário Esplanada estão sendo orientados a utilizar rotas alternativas pelos Balneários Campo Bom e Torneiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Laureano destacou que a situação deixou três residências e alguns estabelecimentos comerciais sob água, além de comprometer a estrutura do asfalto. “Estamos empenhados em reforçar o dique do terceiro açude para evitar outro rompimento e trabalhando para conter o fluxo de água dos açudes danificados”, afirmou o coordenador.

A Defesa Civil e os Bombeiros seguem atentos ao desenvolvimento da situação, buscando minimizar os impactos e restabelecer a normalidade na região.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Domingo começa com nevoeiro no Litoral de SC

Neste domingo (04), um intenso nevoeiro marítimo marcou o amanhecer nas áreas litorâneas de Santa Catarina, com maior intensidade entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do estado.

Após novas análises, suspensão de retirada, comercialização e consumo de ostras e moluscos é mantida

A medida é necessária para preservar a saúde dos consumidores, pois as novas análises indicam que ainda há níveis altos da toxina ácido ocadaico nestes animais.

Começo de agosto terá calor de até 40ºC

A MetSul Meteorologia adverte que o começo de agosto trará dias de forte a extremo calor em estados do Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste, de acordo com a análise das projeções dos modelos.

Sistema de alta pressão provoca variação nas Temperaturas em Santa Catarina

Na quarta-feira (31), um sistema de alta pressão começará a dominar o estado de Santa Catarina, trazendo um dia predominantemente ensolarado para as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. As demais áreas experimentarão tempo mais nublado, com intervalos de sol e possibilidade de chuviscos no início e no final do dia devido à circulação marítima.