back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioMeio AmbienteDeputado quer proibir peixe em SC: “não pode comer nem pescar garoupas”

Deputado quer proibir peixe em SC: “não pode comer nem pescar garoupas”

O Deputado Estadual Ivan Naatz, do PL de SC, quer proibir em toda Santa Catarina, em qualquer época do ano, a captura e a comercialização da Garoupa (Epinephelus marginatus).
Compartilhar:
Divulgação

O Deputado Estadual Ivan Naatz, do PL de SC, quer proibir em toda Santa Catarina, em qualquer época do ano, a captura e a comercialização da Garoupa (Epinephelus marginatus).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Naatz alega que a espécie está ameaçada de extinção e a pesca deverá ser proibida inclusive fora do período de defeso. O projeto ainda deve passar por outras três comissões: Finanças e Tributação; Pesca e Aquicultura e a comissão de Turismo e Meio Ambiente, mas já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), com voto contrário da deputada Ana Campagnolo, também do PL de SC. Confira a íntegra:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Dispõe sobre a proibição da captura e comercialização de peixe da espécie Garoupa (Epinephelus marginatus), por meio de caça esportiva, no âmbito do Estado de Santa Catarina

Art. 1° – Fica vedada, em qualquer época do ano, a captura e a comercialização da Garoupa (Epinephelus marginatus), por meio de caça esportiva, no litoral Catarinense.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

§ 1° – Entende-se por caça esportiva ou pesca subaquática ou submarina, para os fins deste artigo, a atividade que consiste na caça de espécimes aquáticos, geralmente peixes, utilizando de técnicas de mergulho.

§ 2° – A caça esportiva ou pesca subaquática ou submarina é

praticada como esporte de aventura, utilizando-se técnicas de mergulho livre, ou seja, em apneia. A atividade envolve o uso de equipamentos simples, como arbaletes e arpões afiados ou em uma arma pneumática, para realizar a caça.

Art. 2° – A autoridade competente deverá vistoriar os animais, e sendo constatada evidências de captura da espécie conforme prevista no artigo 1° procederá com o recolhimento imediato do lote de animais.

Art. 3° – O descumprimento da presente lei sujeitará o infrator ao pagamento de muita de R$ 500,00 (quinhentos reais) por indivíduo de espécie recolhido, lançada sobre seu CNPJ ou CPF e recolhidas ao Fundo competente de proteção ambiental, bem como às sanções previstas na Lei Nacional n° 9.605 de 12 de fevereiro de 1998

Parágrafo único – Se a captura se der por meio de caça predatória ou industrial, utilizando-se o mergulho autônomo (usando equipamentos de mergulho que permitam a respiração subaquática), a multa será aplicada em 10 (dez) vezes do valor originário.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Domingo começa com nevoeiro no Litoral de SC

Neste domingo (04), um intenso nevoeiro marítimo marcou o amanhecer nas áreas litorâneas de Santa Catarina, com maior intensidade entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do estado.

Após novas análises, suspensão de retirada, comercialização e consumo de ostras e moluscos é mantida

A medida é necessária para preservar a saúde dos consumidores, pois as novas análises indicam que ainda há níveis altos da toxina ácido ocadaico nestes animais.

Começo de agosto terá calor de até 40ºC

A MetSul Meteorologia adverte que o começo de agosto trará dias de forte a extremo calor em estados do Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste, de acordo com a análise das projeções dos modelos.

Sistema de alta pressão provoca variação nas Temperaturas em Santa Catarina

Na quarta-feira (31), um sistema de alta pressão começará a dominar o estado de Santa Catarina, trazendo um dia predominantemente ensolarado para as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. As demais áreas experimentarão tempo mais nublado, com intervalos de sol e possibilidade de chuviscos no início e no final do dia devido à circulação marítima.