back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioMeio AmbienteDefesa Civil de Tijucas atualiza dados meteorológicos

Defesa Civil de Tijucas atualiza dados meteorológicos

A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou um Boletim de Gestão de Riscos, válido de 17 a 19 de novembro, enfatizando as condições meteorológicas e hidrológicas que exigem atenção especial da população. Sheila Dias, coordenadora da Defesa Civil de Tijucas, destaca a importância deste boletim como uma ferramenta de conscientização e prevenção, não para causar alarme.
Compartilhar:
Divulgação / Redes sociais

A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou um Boletim de Gestão de Riscos, válido de 17 a 19 de novembro, enfatizando as condições meteorológicas e hidrológicas que exigem atenção especial da população. Sheila Dias, coordenadora da Defesa Civil de Tijucas, destaca a importância deste boletim como uma ferramenta de conscientização e prevenção, não para causar alarme.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

“Nosso objetivo com a divulgação destas informações é promover a consciência e estimular medidas preventivas na comunidade. Queremos fornecer orientações claras para que todos possam se preparar adequadamente e, assim, minimizar os impactos das adversidades climáticas”, enfatizou Sheila.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Para 17 e 18 de novembro, espera-se a ocorrência de temporais e chuvas volumosas. No dia 19, domingo, os temporais serão isolados. As regiões marcadas em amarelo no mapa da Defesa Civil indicam risco moderado para ocorrências como destelhamentos, danos à rede elétrica, quedas de galhos, árvores e alagamentos pontuais, devido à passagem de uma frente fria.

Alagamentos, Enxurradas e Inundações

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

O período também apresenta um risco muito alto de alagamentos, enxurradas e inundações, especialmente nas bacias hidrográficas das regiões do Vale do Itajaí, Planalto Sul, Grande Florianópolis e Grande Oeste. As bacias dos Rios do Peixe, Uruguai e Itajaí-açu estão entre as mais afetadas. Em outras regiões, como o Litoral Sul, Oeste e Extremo-Oeste, o risco permanece alto, enquanto no Litoral Norte e Planalto Norte, ele é considerado baixo.

Deslizamentos de Terra e Fluxo de Detritos

Durante o mesmo período, há um risco elevado de deslizamentos nas áreas marcadas em laranja no mapa, devido aos temporais, e um risco muito alto nas áreas em vermelho, associado a enxurradas e fragilidade no escoamento de água no solo.

Previsões para a Próxima Semana

Após uma trégua na chuva na segunda-feira, 20 de novembro, espera-se o retorno dos temporais isolados na terça-feira, 21, e chuvas mais abrangentes na quarta-feira, 22, associadas a uma nova frente fria.

A Defesa Civil recomenda acompanhar diariamente os avisos e boletins meteorológicos e monitorar a situação hidrológica. Em caso de emergências, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193, ou a Defesa Civil através dos telefones 199, (48) 3263-8159, ou (48) 98467-4806.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Domingo começa com nevoeiro no Litoral de SC

Neste domingo (04), um intenso nevoeiro marítimo marcou o amanhecer nas áreas litorâneas de Santa Catarina, com maior intensidade entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do estado.

Após novas análises, suspensão de retirada, comercialização e consumo de ostras e moluscos é mantida

A medida é necessária para preservar a saúde dos consumidores, pois as novas análises indicam que ainda há níveis altos da toxina ácido ocadaico nestes animais.

Começo de agosto terá calor de até 40ºC

A MetSul Meteorologia adverte que o começo de agosto trará dias de forte a extremo calor em estados do Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste, de acordo com a análise das projeções dos modelos.

Sistema de alta pressão provoca variação nas Temperaturas em Santa Catarina

Na quarta-feira (31), um sistema de alta pressão começará a dominar o estado de Santa Catarina, trazendo um dia predominantemente ensolarado para as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. As demais áreas experimentarão tempo mais nublado, com intervalos de sol e possibilidade de chuviscos no início e no final do dia devido à circulação marítima.