Depois de alertar sobre a possibilidade de formação de um ciclone bomba próximo ao litoral Sul do Brasil na próxima semana, o Climatempo apagou a matéria com o prognóstico.
A publicação foi tirada do ar após uma série de críticas de diversos meteorologistas, além de a ocorrência ter sido considerada “pouco provável” pela Defesa Civil.
Na manhã desta sexta-feira (8), o instituto de meteorologia noticiou que o fenômeno estaria se formando no Oceano Atlântico e possivelmente se aproximará da região. Os meteorologistas alertam, ainda, para chuvas intensas e rajadas de vento significativas na próxima terça, 12.
O uso de uma imagem produzida com uso de inteligência artificial, com a formação do fenômeno sobre quase todo o Sul do país, também resultou em diversos questionamentos. Inicialmente, apenas a imagem foi substituída, entretanto, no decorrer do dia, a matéria com o alerta também acabou excluída pelo portal.
Já o meteorologista Piter Scheuer esclareceu, o fenômeno mencionado pela Defesa Civil, previsto para terça-feira (12), será uma frente fria de fraca intensidade, e não representa risco de ciclone para o estado. “Não tem ciclone bomba pra atuar aqui no Sul do Brasil”, afirmou ele.