back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioMeio AmbienteCidades catarinenses sofrem alagamento após chover mais de 100 mm de chuva em 24 horas

Cidades catarinenses sofrem alagamento após chover mais de 100 mm de chuva em 24 horas

A cidade de Dionísio Cerqueira, situada no Extremo-Oeste, já está contabilizando prejuízos decorrentes das fortes chuvas. Segundo relatório da Defesa Civil, a região registrou uma precipitação de 105 milímetros em apenas 24 horas, até as 8h40min de hoje.
Compartilhar:
Divulgação / Redes sociais

O fim de semana em Santa Catarina já registra diversos alagamentos em várias cidades do estado. De acordo com um alerta emitido pela Defesa Civil de Santa Catarina, há alto risco de alagamentos e deslizamentos de terra em quase todo o território catarinense.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

A cidade de Dionísio Cerqueira, situada no Extremo-Oeste, já está contabilizando prejuízos decorrentes das fortes chuvas. Segundo relatório da Defesa Civil, a região registrou uma precipitação de 105 milímetros em apenas 24 horas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Para as regiões entre o Meio-Oeste e o Extremo-Oeste, além de uma parte da Serra, espera-se um acumulado de 120 a 200 milímetros de chuva entre este sábado e domingo. O volume é excepcionalmente alto, superando até mesmo as médias mensais em algumas áreas. Em locais como Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e parte do Meio-Oeste e Litoral Sul, o alerta laranja da Defesa Civil sinaliza um alto risco para ocorrências climáticas, com estimativas de 70 a 120 milímetros de precipitação.

Segundo análise conjunta da Defesa Civil de SC e da Epagri/Ciram, as intensas chuvas são resultado de uma frente fria associada a um ciclone oceânico, além de outras instabilidades atmosféricas. O texto aponta para chuvas “abrangentes, persistentes e frequentemente muito intensas” ao longo do fim de semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

A instabilidade climática deve continuar durante a próxima semana, embora com volumes de chuva menos significativos. Vale lembrar que no início de outubro, cidades como Blumenau, Rio do Sul e Taió já sofreram com enchentes devastadoras, sendo a última considerada a pior já registrada na história da localidade.

As autoridades pedem que a população permaneça em alerta e siga as orientações para os riscos associados às chuvas intensas.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Domingo começa com nevoeiro no Litoral de SC

Neste domingo (04), um intenso nevoeiro marítimo marcou o amanhecer nas áreas litorâneas de Santa Catarina, com maior intensidade entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do estado.

Após novas análises, suspensão de retirada, comercialização e consumo de ostras e moluscos é mantida

A medida é necessária para preservar a saúde dos consumidores, pois as novas análises indicam que ainda há níveis altos da toxina ácido ocadaico nestes animais.

Começo de agosto terá calor de até 40ºC

A MetSul Meteorologia adverte que o começo de agosto trará dias de forte a extremo calor em estados do Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste, de acordo com a análise das projeções dos modelos.

Sistema de alta pressão provoca variação nas Temperaturas em Santa Catarina

Na quarta-feira (31), um sistema de alta pressão começará a dominar o estado de Santa Catarina, trazendo um dia predominantemente ensolarado para as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. As demais áreas experimentarão tempo mais nublado, com intervalos de sol e possibilidade de chuviscos no início e no final do dia devido à circulação marítima.