Santa Catarina está prestes a enfrentar uma brusca mudança de tempo a partir de quinta-feira (22). Após um início de semana com calor intenso, com máximas de até 35°C, a chegada de uma frente fria trará temporais, ventos fortes e possibilidade de granizo, especialmente no Grande Oeste e áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul.
Na sexta-feira (23), o sistema frontal se moverá para outras regiões, causando chuvas intensas e prolongadas, especialmente no norte do Estado.
O fim de semana será marcado por uma queda acentuada nas temperaturas devido à chegada de uma massa de ar polar. As mínimas devem ficar abaixo de zero nas regiões do Planalto Norte, Serra e Meio-Oeste, e abaixo de 10°C nas demais áreas de Santa Catarina.
Essa massa de ar polar, que acompanhará a frente fria, não será tão intensa quanto a observada no início do mês, mas ainda assim trará um frio expressivo, com temperaturas até 7°C abaixo da média para agosto, conforme previsão da Climatempo.
A Defesa Civil alerta para a necessidade de precauções devido aos riscos associados ao clima severo, que incluem tempestades, granizo e baixas temperaturas.
O fenômeno é atribuído a uma frente fria de característica continental, associada a um ciclone extratropical que se formará no mar e avançará pelo Centro-Sul do Brasil, trazendo uma “gangorra térmica” característica desta época do ano.