back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioMeio AmbienteChuvas e temporais voltam a castigar Santa Catarina na próxima semana

Chuvas e temporais voltam a castigar Santa Catarina na próxima semana

Santa Catarina vive um mês de outubro atípico, com três eventos de chuvas extremas registrados nos primeiros 13 dias. O cenário é agravado pela proximidade desses episódios, ocorrendo em intervalos curtos de dois a três dias sem chuvas significativas.
Compartilhar:
Divulgação

Santa Catarina vive um mês de outubro atípico, com três eventos de chuvas extremas registrados nos primeiros 13 dias. O cenário é agravado pela proximidade desses episódios, ocorrendo em intervalos curtos de dois a três dias sem chuvas significativas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

A tendência, segundo previsões meteorológicas, é de que as chuvas e temporais intensos retornem ao estado nos próximos dias, aumentando ainda mais os riscos de deslizamentos, inundações, alagamentos, enxurradas, vendavais e granizo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

O curto período de intervalo entre os eventos de chuva extrema dificulta a drenagem adequada do solo e a diminuição dos níveis dos rios, tornando o cenário ainda mais preocupante para as áreas já afetadas. O estado está em alerta, especialmente nas regiões que vão do Extremo Oeste ao Litoral Norte.

As previsões indicam que as chuvas retornam de forma isolada no domingo (15), intensificando-se entre segunda (16) e terça-feira (17). A causa apontada é o fluxo de calor e umidade proveniente da região amazônica, exacerbado por sistemas de baixa pressão e pela passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Entre segunda e terça-feira, os volumes médios acumulados de chuva devem variar entre 60 e 90 mm nas áreas do Extremo Oeste ao Alto Vale do Itajaí. Nas demais regiões do estado, os volumes previstos são de 45 a 60 mm, com picos pontuais mais altos. Dada a saturação do solo e os níveis já elevados dos rios, o risco para desastres naturais aumenta consideravelmente.

As autoridades e a Defesa Civil estão em alerta máximo e reforçam a importância da população seguir todas as orientações e procedimentos de segurança, principalmente em áreas de risco.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Domingo começa com nevoeiro no Litoral de SC

Neste domingo (04), um intenso nevoeiro marítimo marcou o amanhecer nas áreas litorâneas de Santa Catarina, com maior intensidade entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do estado.

Após novas análises, suspensão de retirada, comercialização e consumo de ostras e moluscos é mantida

A medida é necessária para preservar a saúde dos consumidores, pois as novas análises indicam que ainda há níveis altos da toxina ácido ocadaico nestes animais.

Começo de agosto terá calor de até 40ºC

A MetSul Meteorologia adverte que o começo de agosto trará dias de forte a extremo calor em estados do Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste, de acordo com a análise das projeções dos modelos.

Sistema de alta pressão provoca variação nas Temperaturas em Santa Catarina

Na quarta-feira (31), um sistema de alta pressão começará a dominar o estado de Santa Catarina, trazendo um dia predominantemente ensolarado para as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. As demais áreas experimentarão tempo mais nublado, com intervalos de sol e possibilidade de chuviscos no início e no final do dia devido à circulação marítima.