back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioMeio AmbienteCentenas de peixes aparecem mortos em praias de São José e Florianópolis

Centenas de peixes aparecem mortos em praias de São José e Florianópolis

Uma ocorrência ambiental preocupante marcou esta quarta-feira (6) nas regiões litorâneas de Florianópolis e São José, onde centenas de peixes foram encontrados mortos em locais como a Beira-Mar de São José, Praia Comprida, Centro Histórico, Ponta de Baixo e no bairro Coqueiros.
Compartilhar:
Divulgação

Uma ocorrência ambiental preocupante marcou esta quarta-feira (6) nas regiões litorâneas de Florianópolis e São José, onde centenas de peixes foram encontrados mortos em locais como a Beira-Mar de São José, Praia Comprida, Centro Histórico, Ponta de Baixo e no bairro Coqueiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

A situação alarmante foi agravada pela presença de água com coloração anormalmente escura e um odor desagradável, levantando suspeitas e preocupações entre moradores e autoridades locais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Diante deste cenário, equipes especializadas da Fundação Municipal do Meio Ambiente e do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) prontamente iniciaram a investigação dos incidentes, realizando vistorias e coletas de amostras de água para análise. Apesar da consternação inicial, análises preliminares indicaram que o fenômeno não resultou de contaminação por esgoto ou outros poluentes.

Segundo comunicado da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram), a suspeita recai sobre um fenômeno natural: a proliferação de algas, que pode ter resultado na mortandade dos peixes e na alteração da coloração da água. Esta hipótese ainda depende de confirmação laboratorial, mas representa uma linha de investigação crucial para entender os eventos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

A gravidade da situação levou à mobilização de um esforço conjunto entre várias entidades, incluindo a Floram, a Secretaria de Infraestrutura, a Secretaria de Segurança e Ordem Pública, o IMA, a Marinha do Brasil, a Polícia Militar Ambiental, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), entre outras. Mais de cem quilos de peixes foram recolhidos e devidamente descartados, evitando riscos sanitários adicionais e minimizando impactos ambientais.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Domingo começa com nevoeiro no Litoral de SC

Neste domingo (04), um intenso nevoeiro marítimo marcou o amanhecer nas áreas litorâneas de Santa Catarina, com maior intensidade entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do estado.

Após novas análises, suspensão de retirada, comercialização e consumo de ostras e moluscos é mantida

A medida é necessária para preservar a saúde dos consumidores, pois as novas análises indicam que ainda há níveis altos da toxina ácido ocadaico nestes animais.

Começo de agosto terá calor de até 40ºC

A MetSul Meteorologia adverte que o começo de agosto trará dias de forte a extremo calor em estados do Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste, de acordo com a análise das projeções dos modelos.

Sistema de alta pressão provoca variação nas Temperaturas em Santa Catarina

Na quarta-feira (31), um sistema de alta pressão começará a dominar o estado de Santa Catarina, trazendo um dia predominantemente ensolarado para as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. As demais áreas experimentarão tempo mais nublado, com intervalos de sol e possibilidade de chuviscos no início e no final do dia devido à circulação marítima.