back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioMeio AmbienteBrasil registra primavera mais quente da história

Brasil registra primavera mais quente da história

O Brasil está vivenciando a primavera mais quente desde o início dos registros meteorológicos, marcada por ondas de calor sucessivas e temperaturas recordes em várias cidades. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, desde meados do ano, o país tem enfrentado uma série de meses com temperaturas acima da média nacional, redefinindo a estatística climática brasileira.
Compartilhar:
Divulgação /Tomaz Silva

O Brasil está vivenciando a primavera mais quente desde o início dos registros meteorológicos, marcada por ondas de calor sucessivas e temperaturas recordes em várias cidades. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, desde meados do ano, o país tem enfrentado uma série de meses com temperaturas acima da média nacional, redefinindo a estatística climática brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

A primavera de 2023, compreendida entre setembro e novembro, foi marcada por três ondas de calor notáveis. Em setembro, Belo Horizonte registrou a maior temperatura de sua história, com 38,6ºC, enquanto São Romão, em Minas Gerais, alcançou 43,5ºC. Este episódio de calor extremo levou a um estudo internacional de atribuição climática, concluindo que as mudanças climáticas aumentaram em cem vezes a probabilidade de tal evento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Outubro continuou a tendência com dois períodos de calor intenso e novos recordes. Cuiabá, por exemplo, teve 14 dias com temperaturas acima de 40ºC, e Aragarças, em Goiás, registrou uma máxima de 44,3ºC. Em novembro, São Paulo enfrentou uma onda de calor prolongada, quase batendo seu recorde absoluto de temperatura máxima.

As altas temperaturas trouxeram consequências significativas, como o aumento recorde no consumo de energia, ultrapassando 100.000 MW pela primeira vez na história do país. Este cenário levanta questões sobre o que esperar para o verão, apesar de as características climáticas do Brasil variarem significativamente em seu vasto território.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Enquanto algumas regiões, como o Centro-Oeste e Sudeste, tendem a ter verões mais chuvosos com instabilidades frequentes, outras áreas, como o Sul do Brasil, podem experimentar verões mais quentes e secos, diferentemente dos últimos anos sob influência do La Niña.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Domingo começa com nevoeiro no Litoral de SC

Neste domingo (04), um intenso nevoeiro marítimo marcou o amanhecer nas áreas litorâneas de Santa Catarina, com maior intensidade entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do estado.

Após novas análises, suspensão de retirada, comercialização e consumo de ostras e moluscos é mantida

A medida é necessária para preservar a saúde dos consumidores, pois as novas análises indicam que ainda há níveis altos da toxina ácido ocadaico nestes animais.

Começo de agosto terá calor de até 40ºC

A MetSul Meteorologia adverte que o começo de agosto trará dias de forte a extremo calor em estados do Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste, de acordo com a análise das projeções dos modelos.

Sistema de alta pressão provoca variação nas Temperaturas em Santa Catarina

Na quarta-feira (31), um sistema de alta pressão começará a dominar o estado de Santa Catarina, trazendo um dia predominantemente ensolarado para as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. As demais áreas experimentarão tempo mais nublado, com intervalos de sol e possibilidade de chuviscos no início e no final do dia devido à circulação marítima.