back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioMeio AmbienteBombinhas contesta IMA e prova que praias estão próprias para banho

Bombinhas contesta IMA e prova que praias estão próprias para banho

Informação de que a Praia de Mariscal perdeu o certificado Bandeira Azul é falsa, assim como a denúncia de que todas as praias estão impróprias para banho
Compartilhar:
Jornal Razão / Relatório técnico

Considerado um dos destinos turísticos mais disputados no Sul do Brasil, a paradisíaca Bombinhas, detentora de certificados internacionais por conta da qualidade de suas exuberantes praias, enfrenta um grave problema.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

O menor município do Brasil investiu forte nos últimos anos em infraestrutura e drenagem, impedindo que esgoto in natura escoasse para as praias da cidade e preservando o ecossistema local.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Inclusive, estes investimentos garantiram com que Bombinhas saísse praticamente intocada após as duas enchentes de novembro e dezembro de 2022. Pouquíssimos pontos de alagamento foram registrados na cidade e não houve registros de esgoto sendo despejado no mar.

Entretanto, reportagens consideradas pela Prefeitura de Bombinhas como sendo caluniosas tentam induzir os leitores a acreditar que as praias bombinenses estão impróprias para banho. Essas matérias utilizam como fonte os relatórios de balneabilidade do IMA. E é aí que mora o perigo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Segundo as análises dos mesmos laboratórios que concedem o certificado “Bandeira Azul”, Bombinhas tem, sim, balneabilidade e suas praias estão, portanto, próprias para banho. Um jornal da região de Itajaí publicou a informação de que a praia do Mariscal teria perdido o certificado, todavia, a informação é inverídica.

No mesmo dia em o IMA divulgou ter feito coletas em Bombinhas, o laboratório AquaVita também coletou amostras nas praias do Ribeiro, Conceição, Quatro Ilhas e Mariscal. A análise bate de frente com o relatório do IMA e comprova a qualidade das águas.

A metodologia de coleta das amostras deve ser discutida neste mês entre o governo estadual e o IMA. O deputado estadual Carlos Humberto (PL) e o deputado federal Jorge Goetten (PL) levaram ao governador Jorginho Mello (PL) pedido do Sindicato dos Hoteis, Bares e Restaurantes de Balneário Camboriú (Sindisol) pra que seja revisto o modelo de coleta.

Há um entendimento do município de Balneário Camboriú, por exemplo, de que as amostras não deveriam ser feitas após as fortes chuvas, como as ocorridas no final de novembro e dezembro, pois a sujeira trazida pelas enxurradas comprometeria o resultado das análises e mantém as praias impróprias de forma incorreta.

Para Goetten, Balneário é “vítima” de uma “injustiça” porque as enxurradas alteram a qualidade da água da praia. “Não podemos tolerar injustiça! Por isso, levamos o pedido do Sindisol ao governador Jorginho, para que essa situação seja resolvida e os trabalhadores do turismo , de BC e toda Santa Catarina não sejam mais vítimas desse problema”, disse.

Ainda segundo prefeitos de municípios litorâneos de SC, apesar de inúmeras solicitações para que o IMA preste esclarecimentos acerca da forma como são realizadas as coletas, não há, até o momento, a devida resposta.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Domingo começa com nevoeiro no Litoral de SC

Neste domingo (04), um intenso nevoeiro marítimo marcou o amanhecer nas áreas litorâneas de Santa Catarina, com maior intensidade entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do estado.

Após novas análises, suspensão de retirada, comercialização e consumo de ostras e moluscos é mantida

A medida é necessária para preservar a saúde dos consumidores, pois as novas análises indicam que ainda há níveis altos da toxina ácido ocadaico nestes animais.

Começo de agosto terá calor de até 40ºC

A MetSul Meteorologia adverte que o começo de agosto trará dias de forte a extremo calor em estados do Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste, de acordo com a análise das projeções dos modelos.

Sistema de alta pressão provoca variação nas Temperaturas em Santa Catarina

Na quarta-feira (31), um sistema de alta pressão começará a dominar o estado de Santa Catarina, trazendo um dia predominantemente ensolarado para as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. As demais áreas experimentarão tempo mais nublado, com intervalos de sol e possibilidade de chuviscos no início e no final do dia devido à circulação marítima.