back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioMeio AmbienteBombeiros de BC resgatam tartaruga prestes a se afogar

Bombeiros de BC resgatam tartaruga prestes a se afogar

A operação de salvamento foi realizada após a tartaruga ser encontrada presa em uma rede de pesca
Compartilhar:
Divulgação

Uma tartaruga da espécie Chelonia mydas, conhecida como tartaruga verde, foi resgatada na tarde deste domingo (14) na praia do Buraco, em Balneário Camboriú, Litoral Norte de Santa Catarina. A operação de salvamento foi realizada por uma equipe de bombeiros, após a tartaruga ser encontrada presa em uma rede de pesca, apresentando sinais de afogamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

O comandante Batista, líder da equipe de resgate, relatou que a tartaruga não conseguia manter a cabeça erguida nem nadar. Os bombeiros foram acionados para o local, onde um surfista já prestava primeiros socorros ao animal. A equipe realizou os cortes necessários na rede, confirmou os sinais de afogamento da tartaruga e iniciou o procedimento de salvamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Para auxiliar na recuperação do animal, a tartaruga foi levada ao quartel dos bombeiros. Lá, foi posicionada com a cabeça abaixo do corpo para facilitar a saída de água de seus pulmões. Os agentes também forneceram oxigênio à tartaruga e mantiveram sua temperatura corporal estável, utilizando água e tecidos úmidos sobre o casco. Essas medidas foram orientadas pela equipe de oceanografia da Univali.

Com o passar do tempo, a tartaruga começou a se recuperar. Quando a equipe da Univali chegou, ela já estava estabilizada e foi então encaminhada ao laboratório de oceanografia para avaliação. O comandante Batista descreveu o animal como “bem esperto” e já demonstrando movimento ativo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Segundo o professor Jules Soto, responsável pelo museu de oceanografia da Univali, a tartaruga resgatada é juvenil. Ele explica que, apesar de serem marinhas, as tartarugas verdes possuem pulmões e necessitam respirar na superfície. Dessa forma, ao ficarem presas em redes de pesca e impedidas de subir à superfície para respirar, correm risco de afogamento.

 Com informações da repórter Grazielle Guimarães 

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Domingo começa com nevoeiro no Litoral de SC

Neste domingo (04), um intenso nevoeiro marítimo marcou o amanhecer nas áreas litorâneas de Santa Catarina, com maior intensidade entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do estado.

Após novas análises, suspensão de retirada, comercialização e consumo de ostras e moluscos é mantida

A medida é necessária para preservar a saúde dos consumidores, pois as novas análises indicam que ainda há níveis altos da toxina ácido ocadaico nestes animais.

Começo de agosto terá calor de até 40ºC

A MetSul Meteorologia adverte que o começo de agosto trará dias de forte a extremo calor em estados do Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste, de acordo com a análise das projeções dos modelos.

Sistema de alta pressão provoca variação nas Temperaturas em Santa Catarina

Na quarta-feira (31), um sistema de alta pressão começará a dominar o estado de Santa Catarina, trazendo um dia predominantemente ensolarado para as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. As demais áreas experimentarão tempo mais nublado, com intervalos de sol e possibilidade de chuviscos no início e no final do dia devido à circulação marítima.