Nesta quinta-feira (12), Balneário Camboriú registrou um nível de qualidade do ar considerado inadequado para indivíduos sensíveis, conforme informações do site IQAir, que monitora as condições atmosféricas mundialmente.
A previsão indica que, na sexta-feira (13), e sábado (14), o ar ficará insalubre para toda a população. A partir de domingo, 15, espera-se uma melhora gradual, com a qualidade do ar voltando aos níveis moderados e satisfatórios.
Em nota, o governo de Santa Catarina destacou o agravamento da qualidade do ar, especialmente nas regiões Oeste e Extremo Oeste.
A causa seria a combinação entre uma massa de ar quente e seco com a fumaça proveniente de queimadas. Por conta disso, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, o Instituto do Meio Ambiente, a Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria do Meio Ambiente e Economia Verde emitiram um alerta sobre os riscos à saúde pública.
Desde o domingo (8), o estado está sob um Aviso Meteorológico devido a possíveis efeitos à saúde, como desidratação e agravamento de condições respiratórias e cardíacas, afetando principalmente crianças e idosos.
A Secretaria da Saúde também advertiu a população sobre sintomas que podem surgir com a baixa qualidade do ar, como irritação nos olhos, nariz e garganta, além de fadiga e tosse seca.
Grupos mais suscetíveis, como os vulneráveis, devem ter atenção redobrada para evitar complicações.
A orientação é para que a população limite atividades físicas ao ar livre, mantenha os ambientes fechados e, se possível, utilize purificadores de ar. Pessoas com maior vulnerabilidade são aconselhadas a usar máscaras.