Balneário Camboriú enfrenta nível de ar insalubre e autoridades fazem recomendações

Massa de ar seco e fumaça de queimadas provocam queda na qualidade do ar em diversas regiões de SC

Nesta quinta-feira (12), Balneário Camboriú registrou um nível de qualidade do ar considerado inadequado para indivíduos sensíveis, conforme informações do site IQAir, que monitora as condições atmosféricas mundialmente.

AQUI VAI UM ANÚNCIO

A previsão indica que, na sexta-feira (13), e sábado (14), o ar ficará insalubre para toda a população. A partir de domingo, 15, espera-se uma melhora gradual, com a qualidade do ar voltando aos níveis moderados e satisfatórios.

Em nota, o governo de Santa Catarina destacou o agravamento da qualidade do ar, especialmente nas regiões Oeste e Extremo Oeste.

A causa seria a combinação entre uma massa de ar quente e seco com a fumaça proveniente de queimadas. Por conta disso, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, o Instituto do Meio Ambiente, a Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria do Meio Ambiente e Economia Verde emitiram um alerta sobre os riscos à saúde pública.

Desde o domingo (8), o estado está sob um Aviso Meteorológico devido a possíveis efeitos à saúde, como desidratação e agravamento de condições respiratórias e cardíacas, afetando principalmente crianças e idosos.

Receba Notícias em Tempo Real!

Quer ser o primeiro a saber? Inscreva-se no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

A Secretaria da Saúde também advertiu a população sobre sintomas que podem surgir com a baixa qualidade do ar, como irritação nos olhos, nariz e garganta, além de fadiga e tosse seca.

Grupos mais suscetíveis, como os vulneráveis, devem ter atenção redobrada para evitar complicações.

A orientação é para que a população limite atividades físicas ao ar livre, mantenha os ambientes fechados e, se possível, utilize purificadores de ar. Pessoas com maior vulnerabilidade são aconselhadas a usar máscaras.

Vídeos do Logo

Vídeos do Logo

Nossas Colunas

O Jornal Razão é o veículo de comunicação mais tradicional da região do Vale do Rio Tijucas e Costa Esmeralda.

Mais Lidas

Ultimas

Jornal Razão – 007.193.311.0001/05. Todos os direitos reservados.

Jornal Razão – 007.193.311.0001/05. Todos os direitos reservados.