Na manhã desta segunda-feira (26), uma baleia da espécie Bryde (Balaenoptera sp.) foi encontrada sem vida na Praia do Rosa, em Imbituba, no Sul de Santa Catarina. O animal, um macho, foi avistado por moradores e turistas que frequentavam a região.
A espécie Bryde, quando adulta, pode atingir até 15,5 metros de comprimento e pesar aproximadamente 26 toneladas. Diante da situação, o projeto ProFRANCA, ligado ao Instituto Australis, foi chamado para realizar os procedimentos necessários relacionados ao encalhe.
O Protocolo de Encalhes e Emalhes da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca também esteve no local, colaborando com o Instituto Australis, que é responsável pelo monitoramento da região através do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (Trecho 2). A necropsia da baleia será conduzida pelo Laboratório de Zoologia da Udesc, em Laguna.
Atualmente, as equipes de Meio Ambiente e Infraestrutura de Imbituba estão trabalhando na remoção do corpo do animal. A prefeitura disponibilizou equipamentos pesados para facilitar o processo e minimizar impactos na área.