back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioMeio AmbienteAntártida atinge -82ºC, a menor temperatura do ano no mundo

Antártida atinge -82ºC, a menor temperatura do ano no mundo

A Antártida acaba de registrar a menor temperatura deste ano até agora observada no planeta por instrumentos meteorológicos. A temperatura mínima ontem na estação Dome Fuji AWS chegou a 82,1ºX abaixo de zero.
Compartilhar:
FOTO: JUAN BARRETO/AFP/METSUL METEOROLOGIA

A Antártida acaba de registrar a menor temperatura deste ano até agora observada no planeta por instrumentos meteorológicos. A temperatura mínima ontem na estação Dome Fuji AWS chegou a 82,1ºX abaixo de zero.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Logo, pouco abaixo do recorde para esta estação que é de 82,9ºC abaixo de zero em 27 de julho de 2014. Marcas tão extremas não são incomuns na Antártida. A estação Vostok da Rússia possui o recorde oficial de menor temperatura já registrada em superfície no planeta com 89,2°C abaixo de zero em 21 de julho de 1983.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Frio nestes valores é inóspito às pessoas. Os seres humanos não conseguem suportar um ar tão frio por mais do que algumas respirações. Respirar ar nesta temperatura causaria uma hemorragia nos pulmões.

A elevada altitude do Planalto Antártico Leste e sua proximidade com o Polo Sul conferem-lhe o clima mais frio de qualquer região da Terra. A menor temperatura do ar já medida no mundo, em Vostok, ocorreu na região.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

No momento, vários pontos da Antártida encontram-se com temperatura muito abaixo da média. Diferentemente do Ártico, o extremo Sul do planeta não enfrenta tendência de aquecimento acelerado pelas mudanças climáticas.

As estações meteorológicas não podem medir as temperaturas em todos os lugares. Então, em 2013, cientistas decidiram analisar dados de vários satélites de observação da Terra para ver se eles poderiam encontrar temperaturas ainda mais baixas do que as registradas em Vostok.

No estudo, eles analisaram dados de satélite coletados durante o inverno do Hemisfério Sul entre 2004 e 2016. Para isso, usaram dados do instrumento MODIS a bordo dos satélites Terra e Aqua da NASA, bem como dados de instrumentos nos satélites ambientais operacionais polares da NOAA.

Os pesquisadores observaram temperaturas da superfície caindo regularmente abaixo de -90°C durante quase todo inverno em uma ampla região do planalto, a mais de 3.500 metros acima do nível do mar. Dentro dessa ampla região, descobriram que dezenas de locais tinham temperaturas muito mais frias.

Quase 100 locais atingiram temperaturas de superfície de -98°C. A atmosfera nesta região pode às vezes ter menos de 0,2 mm de água precipitável total acima da superfície. Mas, mesmo quando está tão seco e frio, o ar retém parte do calor e o envia de volta à superfície. Isso significa que as taxas de resfriamento são muito lentas à medida que as temperaturas da superfície se aproximam dos valores recordes.

No entanto, a temperatura medida a partir dos satélites é a temperatura da superfície da neve, não o ar acima dela. Por isso, não são reconhecidas como recordes e a marca de Vostok da década de 80 segue como a menor oficial. Com informações MetSul.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Domingo começa com nevoeiro no Litoral de SC

Neste domingo (04), um intenso nevoeiro marítimo marcou o amanhecer nas áreas litorâneas de Santa Catarina, com maior intensidade entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do estado.

Após novas análises, suspensão de retirada, comercialização e consumo de ostras e moluscos é mantida

A medida é necessária para preservar a saúde dos consumidores, pois as novas análises indicam que ainda há níveis altos da toxina ácido ocadaico nestes animais.

Começo de agosto terá calor de até 40ºC

A MetSul Meteorologia adverte que o começo de agosto trará dias de forte a extremo calor em estados do Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste, de acordo com a análise das projeções dos modelos.

Sistema de alta pressão provoca variação nas Temperaturas em Santa Catarina

Na quarta-feira (31), um sistema de alta pressão começará a dominar o estado de Santa Catarina, trazendo um dia predominantemente ensolarado para as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. As demais áreas experimentarão tempo mais nublado, com intervalos de sol e possibilidade de chuviscos no início e no final do dia devido à circulação marítima.