back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioMeio AmbienteALERTA: Novas frentes frias prometem mais chuvas no RS

ALERTA: Novas frentes frias prometem mais chuvas no RS

Após enfrentar uma semana de chuvas intensas e enchentes devastadoras, o Rio Grande do Sul experimentará um breve período de estiabilidade no início da próxima semana.
Compartilhar:
Foto: Lauro Alves/Secom

Após enfrentar uma semana de chuvas intensas e enchentes devastadoras, o Rio Grande do Sul experimentará um breve período de estiabilidade no início da próxima semana. Segundo a Climatempo, até terça-feira (7), o tempo permanecerá firme com temperaturas em elevação na metade norte do estado, incluindo a Região Metropolitana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

No entanto, a partir de quarta-feira, a instabilidade retorna com a formação de um ciclone extratropical na costa argentina, trazendo uma nova frente fria que afetará principalmente o Norte, Noroeste, Vales e a Serra gaúcha. Essa condição meteorológica eleva o risco de novos temporais em todo o território gaúcho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Especificamente, nas regiões Oeste e na metade sul do Estado, chuvas intensas são esperadas já na segunda e terça-feira, com potencial para temporais. Estima-se que possam ocorrer precipitações de até 90mm no sul e 50mm no oeste nesses dois dias. Para o restante do Estado, a previsão é de que acumule entre 20mm a 50mm de chuva.

À medida que a semana avança, a quarta e a quinta-feira prometem registrar os volumes mais intensos, com previsões de 30mm a 40mm em algumas áreas da metade norte. A Climatempo adverte que, apesar de ser um volume menor comparado ao da última semana, a combinação de chuva e vento pode ser significativa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

A partir de sexta-feira, as regiões mais a Oeste enfrentarão instabilidades ainda pela manhã, enquanto a área central, Serra e Vales devem registrar precipitação à tarde. As chuvas tendem a se intensificar no fim de semana, com a formação de uma nova frente fria que poderá trazer mais chuvas e queda nas temperaturas.

Patrícia, especialista da Climatempo, destaca a importância de manter o alerta: “Qualquer chuva é bastante importante agora, dada as condições de solos encharcados e rios cheios. A atenção deve ser redobrada a partir de quarta-feira, quando todo o Rio Grande do Sul entra novamente em alerta.”

Além disso, o Inmet indica que a área de maior risco no início da semana incluirá a fronteira e a zona sul, enquanto que no restante da semana, o alerta se estende a todo o Estado, com especial atenção para o Norte e Nordeste.

As autoridades e a população devem permanecer vigilantes, acompanhando as atualizações meteorológicas e preparando-se para possíveis emergências devido à previsão de mais chuvas para o próximo final de semana.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Domingo começa com nevoeiro no Litoral de SC

Neste domingo (04), um intenso nevoeiro marítimo marcou o amanhecer nas áreas litorâneas de Santa Catarina, com maior intensidade entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do estado.

Após novas análises, suspensão de retirada, comercialização e consumo de ostras e moluscos é mantida

A medida é necessária para preservar a saúde dos consumidores, pois as novas análises indicam que ainda há níveis altos da toxina ácido ocadaico nestes animais.

Começo de agosto terá calor de até 40ºC

A MetSul Meteorologia adverte que o começo de agosto trará dias de forte a extremo calor em estados do Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste, de acordo com a análise das projeções dos modelos.

Sistema de alta pressão provoca variação nas Temperaturas em Santa Catarina

Na quarta-feira (31), um sistema de alta pressão começará a dominar o estado de Santa Catarina, trazendo um dia predominantemente ensolarado para as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. As demais áreas experimentarão tempo mais nublado, com intervalos de sol e possibilidade de chuviscos no início e no final do dia devido à circulação marítima.