back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioMeio AmbienteAlerta no Sul do Brasil: Índices de raios ultravioleta atingem níveis extremos

Alerta no Sul do Brasil: Índices de raios ultravioleta atingem níveis extremos

A região Sul do Brasil enfrenta um alerta de saúde pública devido aos níveis extremamente altos de raios ultravioleta (IUV) registrados nesta quarta-feira e com previsão de se manterem elevados nesta quinta-feira. Especialmente entre o final da manhã e o início da tarde, os índices UV estão atingindo valores ao redor ou acima de 15, considerados extremos.
Compartilhar:
Divulgação

A região Sul do Brasil enfrenta um alerta de saúde pública devido aos níveis extremamente altos de raios ultravioleta (IUV) registrados nesta quarta-feira e com previsão de se manterem elevados nesta quinta-feira. Especialmente entre o final da manhã e o início da tarde, os índices UV estão atingindo valores ao redor ou acima de 15, considerados extremos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Essa condição é resultado do tempo aberto e da atuação de um centro de alta pressão na região, que trouxe uma massa de ar seco. Este fenômeno climático tem mantido o céu claro, com pouca ou nenhuma nebulosidade, em quase todo o Sul do Brasil. O modelo CAMS, do Sistema Copernicus da União Europeia, projeta que grande parte do Sul terá índices extremos de raios ultravioleta ao meio-dia desta quinta-feira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

A combinação de atmosfera seca, baixa umidade relativa do ar e altas temperaturas diurnas cria um cenário típico de áreas desérticas, com noites frias ou amenas e tardes de calor intenso. Esse contexto é preocupante, principalmente pelo risco aumentado de câncer de pele, especialmente no Rio Grande do Sul, que possui a maior taxa de incidência deste tipo de câncer no Brasil.

A população, majoritariamente de pele clara, está mais suscetível aos danos causados pelos raios UVA e UVB. O cancerologista Sérgio Roithmann, do Hospital Moinhos de Vento, destaca que muitos agricultores estão expostos ao sol sem proteção adequada, aumentando a incidência de casos, incluindo tumores agressivos e melanomas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Diante dessa situação, recomenda-se evitar a exposição prolongada ao sol, principalmente nos horários de pico da radiação UV. É crucial que a população utilize protetor solar, roupas apropriadas e busque sombra durante as horas mais quentes do dia, além de manter a hidratação, para minimizar os riscos associados à exposição solar intensa.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Domingo começa com nevoeiro no Litoral de SC

Neste domingo (04), um intenso nevoeiro marítimo marcou o amanhecer nas áreas litorâneas de Santa Catarina, com maior intensidade entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do estado.

Após novas análises, suspensão de retirada, comercialização e consumo de ostras e moluscos é mantida

A medida é necessária para preservar a saúde dos consumidores, pois as novas análises indicam que ainda há níveis altos da toxina ácido ocadaico nestes animais.

Começo de agosto terá calor de até 40ºC

A MetSul Meteorologia adverte que o começo de agosto trará dias de forte a extremo calor em estados do Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste, de acordo com a análise das projeções dos modelos.

Sistema de alta pressão provoca variação nas Temperaturas em Santa Catarina

Na quarta-feira (31), um sistema de alta pressão começará a dominar o estado de Santa Catarina, trazendo um dia predominantemente ensolarado para as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. As demais áreas experimentarão tempo mais nublado, com intervalos de sol e possibilidade de chuviscos no início e no final do dia devido à circulação marítima.