back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioMeio Ambiente“4º round”: Santa Catarina tem novo alerta para chuvas volumosas

“4º round”: Santa Catarina tem novo alerta para chuvas volumosas

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, em parceria com a Epagri/Ciram, emitiu uma Nota Hidrometeorológica preocupante para os dias 16 e 17 de outubro de 2023. A previsão sugere o retorno de chuvas intensas ao estado, causadas pela combinação de uma frente fria, sistemas de baixa pressão e um fluxo de calor e umidade oriundos da Amazônia.
Compartilhar:
Divulgação / Secom

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, em parceria com a Epagri/Ciram, emitiu uma Nota Hidrometeorológica preocupante para os dias 16 e 17 de outubro de 2023. A previsão sugere o retorno de chuvas intensas ao estado, causadas pela combinação de uma frente fria, sistemas de baixa pressão e um fluxo de calor e umidade oriundos da Amazônia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Após um breve intervalo no fim de semana, as chuvas devem retornar com força total entre a segunda e a terça-feira. As regiões mais afetadas serão o Grande Oeste, Planalto Norte e partes do Alto e Baixo Vale do Itajaí e do Planalto Sul.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Nestas áreas, os volumes de precipitação poderão variar entre 60 a 90 mm, podendo superar esses valores em pontos isolados. Nas demais regiões do estado, as previsões apontam para acumulados entre 45 a 60 mm.

No momento, os rios na bacia hidrográfica do Itajaí e do rio do Peixe já estão em processo de recessão, embora ainda em níveis de emergência. Por outro lado, as bacias dos Rios Negro, Canoinhas, Timbó e Canoas seguem com níveis crescentes, já atingindo estados de emergência e causando inundações em diversos municípios. A estabilização dessas águas é prevista apenas para o início da próxima semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Outubro é tradicionalmente um mês mais chuvoso em Santa Catarina. Este ano, o fenômeno climático El Niño contribui para a intensificação dessas condições, com previsões de chuvas mais frequentes e volumosas. “É fundamental que as previsões sejam acompanhadas diariamente, pois podem sofrer alterações”, alerta a Defesa Civil.

As autoridades continuam monitorando as condições climáticas e hidrológicas do estado e recomendam que a população fique atenta aos avisos e alertas de fontes oficiais.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Domingo começa com nevoeiro no Litoral de SC

Neste domingo (04), um intenso nevoeiro marítimo marcou o amanhecer nas áreas litorâneas de Santa Catarina, com maior intensidade entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do estado.

Após novas análises, suspensão de retirada, comercialização e consumo de ostras e moluscos é mantida

A medida é necessária para preservar a saúde dos consumidores, pois as novas análises indicam que ainda há níveis altos da toxina ácido ocadaico nestes animais.

Começo de agosto terá calor de até 40ºC

A MetSul Meteorologia adverte que o começo de agosto trará dias de forte a extremo calor em estados do Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste, de acordo com a análise das projeções dos modelos.

Sistema de alta pressão provoca variação nas Temperaturas em Santa Catarina

Na quarta-feira (31), um sistema de alta pressão começará a dominar o estado de Santa Catarina, trazendo um dia predominantemente ensolarado para as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. As demais áreas experimentarão tempo mais nublado, com intervalos de sol e possibilidade de chuviscos no início e no final do dia devido à circulação marítima.