back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioMeio Ambiente"40,8°C": cidade catarinense registra a maior temperatura em quase 100 anos

“40,8°C”: cidade catarinense registra a maior temperatura em quase 100 anos

Em um fenômeno climático inédito desde 1924, a cidade de Urussanga, situada no Sul de Santa Catarina, registrou uma temperatura de 40 ºC nesta segunda-feira (18), às 14h. O recorde histórico foi confirmado por Márcio Sônego, climatologista da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), que monitora as condições climáticas da região desde a instalaç
Compartilhar:
Imagem Ilustrativa

Em um fenômeno climático inédito desde 1924, a cidade de Urussanga, situada no Sul de Santa Catarina, registrou uma temperatura de 40 ºC nesta segunda-feira (18), às 14h. O recorde histórico foi confirmado por Márcio Sônego, climatologista da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), que monitora as condições climáticas da região desde a instalação da primeira estação meteorológica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Para contextualizar a gravidade da situação, Sônego apontou que a média de temperaturas máximas para o mês de setembro na cidade é de apenas 24 ºC. Isso significa que os termômetros nesta segunda-feira marcaram uma temperatura 16 ºC acima do que seria considerado normal para a época.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

Não foi apenas Urussanga que enfrentou condições climáticas extremas. Criciúma, outra cidade catarinense, também alcançou temperaturas elevadas. Por volta do meio-dia, os termômetros chegaram a impressionantes 40,8 ºC, inserindo a cidade na lista das temperaturas mais altas registradas este ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

O climatologista também adiantou que a região poderá experimentar mudanças bruscas no clima ainda hoje. Quando o vento mudar para a direção Sul, a velocidade pode atingir até 50 km/h. Embora o dia tenha começado com calor extremo, são esperadas pancadas de chuva passageiras ao cair da noite.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Domingo começa com nevoeiro no Litoral de SC

Neste domingo (04), um intenso nevoeiro marítimo marcou o amanhecer nas áreas litorâneas de Santa Catarina, com maior intensidade entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do estado.

Após novas análises, suspensão de retirada, comercialização e consumo de ostras e moluscos é mantida

A medida é necessária para preservar a saúde dos consumidores, pois as novas análises indicam que ainda há níveis altos da toxina ácido ocadaico nestes animais.

Começo de agosto terá calor de até 40ºC

A MetSul Meteorologia adverte que o começo de agosto trará dias de forte a extremo calor em estados do Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste, de acordo com a análise das projeções dos modelos.

Sistema de alta pressão provoca variação nas Temperaturas em Santa Catarina

Na quarta-feira (31), um sistema de alta pressão começará a dominar o estado de Santa Catarina, trazendo um dia predominantemente ensolarado para as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. As demais áreas experimentarão tempo mais nublado, com intervalos de sol e possibilidade de chuviscos no início e no final do dia devido à circulação marítima.