back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioMeio Ambiente1° de dezembro de 2022: os bastidores da maior enchente da história batistense

1° de dezembro de 2022: os bastidores da maior enchente da história batistense

A solidariedade predominou e mostrou a união dos cidadãos do Vale do Rio Tijucas no dia em que São João Batista enfrenta um dos piores momentos de sua história
Compartilhar:
Lorran Barentin / Jornal Razão

Bombeiros, policiais, pilotos de jet ski, empresários da construção civil. Pais, mães, irmãos. Cidadãos. Voluntários. Esse é o resumo da gigantesca força-tarefa que se encarrega de levar solidariedade, amor e esperança para os batistenses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

A Defesa Civil alertou durante toda a semana para o que estaria por vir. Jornais publicaram, alguns com ceticismo, outros com responsabilidade e a sensação de que mais ainda poderia ter sido feito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

A verdade é que ninguém realmente acreditava na proporção de tudo o que aconteceu. São João Batista está vivenciando a provável pior enchente de sua história. Os nativos dizem que nunca viram nada igual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Inúmeras pessoas ainda aguardam pelo resgate que veio do céu. Enquanto as forças de salvamento estavam desnorteadas, sem saber por onde começar, devido ao imenso número de pedidos de socorro, simplesmente surgiu na cidade um helicóptero. Era o empresário Mikael Minatti, de Itapema, que, assim como as famílias batistenses afetadas pela enchente, também está sem comer desde quando o pesadelo começou.

Mikael é um herói. Sua atitude não apenas salvou muita gente, como também incentivou e estimulou dezenas de outras pessoas a formarem uma corrente do bem, onde a nossa gente, mesmo sem se conhecer, vê um ao outro como irmãos.

Assim como Mikael, outros construtores de Itapema seguiram o exemplo e mandaram helicópteros para São João Batista. Um, dois, três… e a ajuda não se ateve apenas pelo ar. Veio por cima d’água, nas mãos de exímios anônimos que apreciam esportes náuticos. Incontáveis Jet Skis, lanchas, barcos, bateiras, canoas e tudo quanto é tipo de embarcação tomaram conta das ruas batistenses.

Infelizmente, a tragédia é tamanha que até agora há pessoas esperando por resgate. Os helicópteros não podem mais continuar os serviços. Na verdade, em tese, sequer poderiam se expor ao gigantesco risco de um acidente. Mas a vontade de fazer o bem era maior do que qualquer medo.

O comandante da Polícia Militar de Itapema, responsável por todo o Vale do Rio Tijucas e Costa Esmeralda, resolveu unir esforços às guarnições que já estavam em campo. O Tenente Coronel Eder Jaciel convocou uma verdadeira força-tarefa composta de voluntários e militares, que já estão em campo e prometem agir durante toda a madrugada.

“A gente não sai daqui enquanto não estiver todo mundo bem”, garante Eder Jaciel.

Após o árduo trabalho, São João Batista ainda agoniza. O município decretou situação de calamidade pública e o Rio Tijucas, que corta a cidade, chegou a atingir o nível de 9,16 metros. O nível subiu mais de 6m em menos de 24h.

O reservatório de água da cidade está vazio e não há previsão de restabelecimento da normalidade. A adutora que leva a água até a Estação de Tratamento foi rompida, não sendo ainda possível precisar a dimensão dos estragos e quando será possível efetuar os reparos necessários. Também há o registro de queda de várias pontes no interior.

A estimativa é que cerca de 15 mil pessoas tenham sido afetadas, com a enchente ocupando quase 85% do território batistense. Ao menos 700 pessoas foram levadas para abrigos emergenciais da Defesa Civil.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Domingo começa com nevoeiro no Litoral de SC

Neste domingo (04), um intenso nevoeiro marítimo marcou o amanhecer nas áreas litorâneas de Santa Catarina, com maior intensidade entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do estado.

Após novas análises, suspensão de retirada, comercialização e consumo de ostras e moluscos é mantida

A medida é necessária para preservar a saúde dos consumidores, pois as novas análises indicam que ainda há níveis altos da toxina ácido ocadaico nestes animais.

Começo de agosto terá calor de até 40ºC

A MetSul Meteorologia adverte que o começo de agosto trará dias de forte a extremo calor em estados do Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste, de acordo com a análise das projeções dos modelos.

Sistema de alta pressão provoca variação nas Temperaturas em Santa Catarina

Na quarta-feira (31), um sistema de alta pressão começará a dominar o estado de Santa Catarina, trazendo um dia predominantemente ensolarado para as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. As demais áreas experimentarão tempo mais nublado, com intervalos de sol e possibilidade de chuviscos no início e no final do dia devido à circulação marítima.