back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioGeralUsina hidrelétrica em São José será reativada após 50 anos desativada

Usina hidrelétrica em São José será reativada após 50 anos desativada

Patrimônio histórico do Município de São José, a usina hidrelétrica do Rio Maruí, será revitalizado e reativado. Isto se dará graças a contrato assinado pela Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) com quatro empresas parceiras na tarde da última quinta-feira (17).
Compartilhar:
Divulgação / Jeferson Regis

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Patrimônio histórico do Município de São José, a usina hidrelétrica do Rio Maruí, será revitalizado e reativado. Isto se dará graças a contrato assinado pela Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) com quatro empresas parceiras na tarde da última quinta-feira (17).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

A obra tem prazo estimado de 12 meses e investimento aproximado de R$ 9 milhões . “Diversas obras em Santa Catarina devem ser resgatadas, e está é uma delas. É uma forma de manter a cultura e a história da região, sendo possível futuramente que as famílias, crianças e escolas possam fazer visitação e ter conhecimento histórico, não apenas teórico”, afirmou o presidente da Celesc, Clécio Poleto Martins.

Com a obra, a usina terá capacidade instalada de 1.000 KW (quilowatts), equivalente a atender em média duas mil unidades consumidoras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Além do impacto na geração de energia, o patrimônio histórico-cultural do município será revitalizado e disponibilizado para visitação pública através do evento ‘CELESC de Portas Abertas’ e também por agendamento.

OBRA

Estela Christina Muller, engenheira elétrica, gerente do departamento de engenharias e projetos da Celesc e responsável técnica pela obra, destacou que será reaproveitada a estrutura de barragem, casa de força e canal de adução.

Representando a Prefeitura de São José, a superintendente de Cultura e Turismo do município, Gilmara Vieira Bastos, comemorou a iniciativa. “É um presente para nossa cidade: a revitalização é necessária para poder abrir o local para visitação com segurança” concluiu.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

A usina hidrelétrica do Rio Maruí está localizada na rua Zita Althoff Koerich, no bairro Sertão do Maruim. Foi a segunda usina implantada em Santa Catarina, e após sua inauguração, se tornou a terceira mais importante do país. Inaugurada em 1910, foi inicialmente projetada para atender a iluminação do Centro de Florianópolis e principais prédios públicos do município vizinho.

Operou por 65 anos ininterruptos com seu maquinário original, abastecendo a região da Capital, São José e Biguaçu. Após a fundação de outras usinas mais modernas, foi desativada em 1972. O local foi tombado como patrimônio cultural em 2005, através do Decreto nº 18.707/2005.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Governador Jorginho Mello recebe o Embaixador da Suíça no Brasil para discutir novas parcerias

O governador Jorginho Mello recebeu na manhã desta segunda-feira, 5, a visita oficial do Embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, no Centro Administrativo do Governo do Estado.

Detentos do sistema prisional catarinense trabalham manutenção e reformas em hospitais do Estado

Os reeducandos estão desenvolvendo serviços como pintura, carpintaria, limpeza de áreas externas e outras atividades essenciais nas unidades hospitalares.

Nevoeiros obrigam cancelamento de voos em Navegantes nesta segunda (5)

Cancelamentos e atrasos afetam passageiros devido à baixa visibilidade

Caçulinha, do Domingão do Faustão, morre aos 86 anos

O renomado músico Rubens Ântonio da Silva, conhecido no meio artístico como Caçulinha, faleceu na madrugada desta segunda-feira (5) aos 86 anos em São Paulo