back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioGeralSupertufão avança pelo Oceano Pacífico com ventos acima de 300 km/h

Supertufão avança pelo Oceano Pacífico com ventos acima de 300 km/h

O ciclone mais intenso no planeta até agora em 2022 avança neste momento no Oceano Pacífico rumo ao continente asiático. Trata-se do supertufão Hinnamnor, o equivalente a um furacão de categoria 5 no Atlântico e Pacífico Leste, no momento deslocando-se de Oeste para Leste em direção a ilhas que pertencem ao Japão.
Compartilhar:
Divulgação

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

O ciclone mais intenso no planeta até agora em 2022 avança neste momento no Oceano Pacífico rumo ao continente asiático. Trata-se do supertufão Hinnamnor, o equivalente a um furacão de categoria 5 no Atlântico e Pacífico Leste, no momento deslocando-se de Oeste para Leste em direção a ilhas que pertencem ao Japão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Os ventos máximos sustentados da tempestade foram estimados em 257 km/h pelo Centro de Previsão Conjunto de Tufões (JTWC), do Pacífico, o que confere ao ciclone tropical a classificação de um supertufão raro. Rajadas de até 300 km/h provavelmente estão sendo registradas dentro da parede do olho, o anel de ventos destrutivos ao redor do centro calmo da tempestade. A tempestade está a 500 quilômetros ao Sul-Sudeste da ilha de Kyushu, no Japão.

A pressão central de Hinnamnor caiu para 920 hPa, tornando-se o sistema tropical mais forte até agora em 2022. Anteriormente, o sistema tropical mais forte do ano era o ciclone tropical intenso Batsirai, que tinha uma pressão central de 934 hPa. Batsirai atravessou o Sudoeste do Oceano Índico em fevereiro antes de devastar Madagascar com ventos destrutivos e matar pelo menos 21 pessoas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

O que um tufão tem de diferente de um furacão no Atlântico ou no Pacífico Leste? Nada. É a nomenclatura que muda. No Pacífico Leste e no Atlântico, ciclones tropicais com ventos sustentados acima de 120 km/h são denominados furacões enquanto no Pacífico Oeste, exceção da Austrália, são denominados de tufões.

No Atlântico e no Pacífico Leste, os furacões têm sua intensidade classificada na escala Saffir-Simpson, o que não ocorre com os tufões. Para que um tufão seja classificado como um supertufão no Pacífico Oeste, os ventos sustentados da tempestade devem ser de ao menos 241 km/h.

PARA ONDE VAI O CICLONE?

À medida que Hinnamnor avança para o Oeste, a maior parte do Japão está sob aviso ou alerta, mas o risco maior é para as Ilhas Daito, a Sudeste de Okinawa, onde vivem cerca de 2.100 moradores. Outras duas pequenas ilhas povoadas na rota da tempestade, Minamidaitojima e Kitadaitojima, ficam a cerca de 60 metros acima do nível do mar em seu ponto mais alto e são feitas de calcário que se formou sobre antigos recifes de coral.

Hinnamnor provavelmente manterá sua força por mais um ou dois dias antes da possibilidade de algum enfraquecimento modesto. Independentemente disso, já é a tempestade mais forte a ocorrer na Terra neste ano e pode ser muito problemática onde quer que ocorra. 

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Governador Jorginho Mello recebe o Embaixador da Suíça no Brasil para discutir novas parcerias

O governador Jorginho Mello recebeu na manhã desta segunda-feira, 5, a visita oficial do Embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, no Centro Administrativo do Governo do Estado.

Detentos do sistema prisional catarinense trabalham manutenção e reformas em hospitais do Estado

Os reeducandos estão desenvolvendo serviços como pintura, carpintaria, limpeza de áreas externas e outras atividades essenciais nas unidades hospitalares.

Nevoeiros obrigam cancelamento de voos em Navegantes nesta segunda (5)

Cancelamentos e atrasos afetam passageiros devido à baixa visibilidade

Caçulinha, do Domingão do Faustão, morre aos 86 anos

O renomado músico Rubens Ântonio da Silva, conhecido no meio artístico como Caçulinha, faleceu na madrugada desta segunda-feira (5) aos 86 anos em São Paulo