back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioGeralSanta Catarina pesca mais de dois milhões de quilos de tainhas na safra 2024

Santa Catarina pesca mais de dois milhões de quilos de tainhas na safra 2024

Os pescadores de Santa Catarina capturaram um total de 1,1 mil toneladas nas modalidades de emalhe anilhado e cerco/traineira na safra de 2024. O Painel de Monitoramento da Pesca de Tainha (MPA) aponta que na modalidade emalhe anilhado foram 737,7 toneladas e 123 embarcações autorizadas neste ano.
Compartilhar:
Foto: Ricardo Wolffenbüttel/SECOM

Os pescadores de Santa Catarina capturaram um total de 1,1 mil toneladas nas modalidades de emalhe anilhado e cerco/traineira na safra de 2024. O Painel de Monitoramento da Pesca de Tainha (MPA) aponta que na modalidade emalhe anilhado foram 737,7 toneladas e 123 embarcações autorizadas neste ano. Já na modalidade cerco/traineira foram 384 toneladas, por meio de oito embarcações autorizadas. Estes números somam-se aos do arrasto de praia, com a captura de 1,7 mil toneladas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

A captura da pesca da tainha na modalidade cerco/traineira encerra oficialmente nesta quarta-feira, dia 31 de julho. Apesar de ter a mesma data prevista para encerramento, a modalidade de emalhe anilhado já atingiu a cota de captura no dia 4 de junho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Já o arrasto de praia, que segue liberado até 31 de dezembro, teve uma safra abundante em Santa Catarina em 2024. Segundo dados da plataforma Informações da Pesca nesta safra foram capturadas mais de 1 milhão de tainhas, cerca de 1,7 mil toneladas. As cidades que mais capturaram foram: Florianópolis (445 mil tainhas), Bombinhas (327 mil tainhas) e Balneário Camboriú (55 mil tainhas). Os dados da captura de arrasto de praia são contabilizados com base nas informações repassadas pelos ranchos de pesca para a plataforma Informações da Pesca.

“Na modalidade de arrasto de praia tivemos uma safra histórica pelo volume capturado e com diferencial que foi o tamanho e o peso das tainhas. Teve tainha pesando mais de cinco quilos, inclusive quando tivemos a presença do governador Jorginho Mello ajudando a puxar uma rede de pesca na praia da Barra da Lagoa em Florianópolis. Na ocasião, foi um dos maiores lanços registrados no estado nesta safra. Já na modalidade de emalhe anilhado tivemos um encerramento precoce pois a cota foi atingida rapidamente, prejudicando diversos pescadores que não tiveram nem sequer a chance de molhar suas redes. Este ano tivemos o retorno da modalidade cerco/traineira que na safra passada tinha sido proibida pelo Governo Federal”, destacou o secretário de Estado da Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

As tainhas capturadas são distribuídas no mercado interno que abastece restaurantes, peixarias e supermercados. Além disso, a ova da tainha é um dos principais produtos de exportação da pesca catarinense. A safra de tainhas é um momento crucial para a economia local e uma fonte importante de renda para muitas famílias e comunidades.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Governador Jorginho Mello recebe o Embaixador da Suíça no Brasil para discutir novas parcerias

O governador Jorginho Mello recebeu na manhã desta segunda-feira, 5, a visita oficial do Embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, no Centro Administrativo do Governo do Estado.

Detentos do sistema prisional catarinense trabalham manutenção e reformas em hospitais do Estado

Os reeducandos estão desenvolvendo serviços como pintura, carpintaria, limpeza de áreas externas e outras atividades essenciais nas unidades hospitalares.

Nevoeiros obrigam cancelamento de voos em Navegantes nesta segunda (5)

Cancelamentos e atrasos afetam passageiros devido à baixa visibilidade

Caçulinha, do Domingão do Faustão, morre aos 86 anos

O renomado músico Rubens Ântonio da Silva, conhecido no meio artístico como Caçulinha, faleceu na madrugada desta segunda-feira (5) aos 86 anos em São Paulo