back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioGeralRegras internacionais para contato com alienígenas estão sendo criadas

Regras internacionais para contato com alienígenas estão sendo criadas

O cientista da computação John Elliot se debruçou na confecção de um protocolo interdisciplinar a ser aplicado em caso de contato entre humanos e alienígenas. Até então, ninguém havia se mobilizado nesse sentido, a fim de se preparar para um momento como esse.
Compartilhar:
Divulgação / Redes sociais

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

O cientista da computação John Elliot se debruçou na confecção de um protocolo interdisciplinar a ser aplicado em caso de contato entre humanos e alienígenas. Até então, ninguém havia se mobilizado nesse sentido, a fim de se preparar para um momento como esse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

De acordo com Elliot, o novo grupo de pesquisa “irá além de pensar sobre o impacto na humanidade” de um possível encontro com alienígenas e começará a se concentrar em como a humanidade deve responder a isso. O único protocolo de contato alienígena foi criado pela comunidade do Instituto de Busca de Inteligência Extraterrestre (SETI) em 1989.

Esse protocolo, que foi revisado pela última vez há mais de uma década, é ineficiente quando se trata de uma resposta internacional à comunicação extraterrestre. O documento foca principalmente na importância de compartilhar descobertas com o público e com a comunidade científica mais ampla. Porém, no caso de contato alienígena confirmado, a principal dica prática do protocolo para os cientistas é buscar instruções das Nações Unidas ou de outro órgão governamental.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

A postura que seria adotada pelas Nações Unidas nesse tipo de situação não é conhecida pela comunidade científica. Apesar de mais de um século de esforços para entrar em contato com formas de vida potenciais extraterrestres, os humanos ainda não têm nenhum sinal de vida inteligente fora da Terra.

O Centro de Detecção SETI pretende escanear sinais de mensagens potenciais enviadas de formas de vida alienígenas e desenvolverá uma estrutura para anexar significado a esses sinais. Ou seja, não será apenas o armazenamento dos dados, mas também a leitura e avaliação daquilo que é recebido. Serão feitos relatórios que delineiem as implicações de políticas específicas, bem como o desenvolvimento de protocolos e tratados que visam responder esses possíveis mensageiros alienígenas.

Elliot aponta que a sociedade deve estar minimamente preparada para receber socialmente e politicamente qualquer contato alienígena, afinal, não se sabe nem como ou quando esse fato poderá acontecer. Não é possível descartar nenhuma possibilidade.

Enquanto teorias conspiratórias sobre potenciais visitantes alienígenas à Terra têm crescido, o Olhar Digital divulgou que o Departamento de Defesa dos EUA (DoD) apresentou um relatório na semana passada apontando a ausência de evidências robustas de extraterrestres, nos mais de 140 Fenômenos Aéreos Não Identificados (FANIs), ou os OVNIs – como são popularmente conhecidos – relatados pelos militares dos EUA.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Governador Jorginho Mello recebe o Embaixador da Suíça no Brasil para discutir novas parcerias

O governador Jorginho Mello recebeu na manhã desta segunda-feira, 5, a visita oficial do Embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, no Centro Administrativo do Governo do Estado.

Detentos do sistema prisional catarinense trabalham manutenção e reformas em hospitais do Estado

Os reeducandos estão desenvolvendo serviços como pintura, carpintaria, limpeza de áreas externas e outras atividades essenciais nas unidades hospitalares.

Nevoeiros obrigam cancelamento de voos em Navegantes nesta segunda (5)

Cancelamentos e atrasos afetam passageiros devido à baixa visibilidade

Caçulinha, do Domingão do Faustão, morre aos 86 anos

O renomado músico Rubens Ântonio da Silva, conhecido no meio artístico como Caçulinha, faleceu na madrugada desta segunda-feira (5) aos 86 anos em São Paulo