back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioGeralProcon multa iFood em 4 milhões por imposição de pedido mínimo

Procon multa iFood em 4 milhões por imposição de pedido mínimo

A ação foi realizada pela Prefeitura de Florianópolis, por meio do Procon Municipal.
Compartilhar:
Reprodução

Nesta segunda-feira (25), o iFood foi multado em R$ 4 milhões devido à imposição de pedidos com valor mínimo nas compras realizadas junto a fornecedores cadastrados na plataforma. A ação foi feita pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Defesa do Cidadão (PROCON Municipal).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Em junho de 2021, a empresa já havia sido notificada sobre a prática do pedido mínimo, porém não obteve resposta. Em setembro, o órgão solicitou novamente as informações e o iFood também não se pronunciou. Segundo o Procon, após nova notificação em maio deste ano, a empresa continuou desrespeitando a determinação do órgão, que emitiu a multa. A empresa tem 10 dias para apresentar o recurso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Em nota, o Ifood informou que não foi notificado e que irá e que irá recorrer da decisão por entender que “não há disposição expressa ou proibição sobre a fixação de preço mínimo para a realização de pedidos por meio de plataformas de intermediação, como é o caso das plataformas de delivery, não sendo cabível o argumento de prática de venda casada na plataforma”.

Conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC), uma empresa não pode prejudicar a liberdade de escolha do consumidor decorrente do condicionamento, subordinação e vinculação da aquisição de outro produto, quando o propósito do consumidor é, unicamente, o de obter o produto ou serviço principal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

“Isso é o que chamamos de ‘venda casada’. A prática força o cliente a adquirir um ou mais itens perante o mesmo fornecedor para conseguir concluir o seu objetivo inicial. Por isso, após diversas notificações e avisos, estamos emitindo a multa. O consumidor não pode continuar sendo prejudicado”, explica o secretário municipal de Defesa do Cidadão, Miltinho Barcelos.

Fonte: SCC10

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Governador Jorginho Mello recebe o Embaixador da Suíça no Brasil para discutir novas parcerias

O governador Jorginho Mello recebeu na manhã desta segunda-feira, 5, a visita oficial do Embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, no Centro Administrativo do Governo do Estado.

Detentos do sistema prisional catarinense trabalham manutenção e reformas em hospitais do Estado

Os reeducandos estão desenvolvendo serviços como pintura, carpintaria, limpeza de áreas externas e outras atividades essenciais nas unidades hospitalares.

Nevoeiros obrigam cancelamento de voos em Navegantes nesta segunda (5)

Cancelamentos e atrasos afetam passageiros devido à baixa visibilidade

Caçulinha, do Domingão do Faustão, morre aos 86 anos

O renomado músico Rubens Ântonio da Silva, conhecido no meio artístico como Caçulinha, faleceu na madrugada desta segunda-feira (5) aos 86 anos em São Paulo