back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioGeralPesquisa aponta que Sul tem menor taxa de desemprego para profissionais qualificados

Pesquisa aponta que Sul tem menor taxa de desemprego para profissionais qualificados

Dados são da consultoria global de soluções em talentos, Robert Half
Compartilhar:
Ilustrativa

A consultoria global de soluções em talentos, Robert Half, lançou a 23ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH), um estudo trimestral que acompanha o sentimento dos profissionais qualificados em relação ao mercado de trabalho e à economia. Na primeira edição de 2023, o indicador consolidado para a situação atual apontou pessimismo, caindo de 41,7 pontos para 35,7 e registrando uma taxa semelhante ao primeiro trimestre de 2022. Embora a pesquisa revele estabilidade na confiança para o futuro próximo, ainda há um viés pessimista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

O ICRH abrange três categorias: profissionais empregados, profissionais desempregados e recrutadores. A análise do contexto atual piorou em todas as categorias. No entanto, em uma projeção dos próximos seis meses, recrutadores e profissionais empregados apresentaram redução no pessimismo, enquanto os desempregados perderam confiança pelo segundo trimestre consecutivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

A pesquisa também revelou que, ao analisar a situação econômica atual, 61% dos recrutadores consideram que ela é ruim e 38% não acreditam em mudanças no futuro próximo. No entanto, 25% esperam uma melhora nos próximos seis meses.

Os principais motivos para a insegurança dos recrutadores são a imprevisibilidade econômica, projetos parados, salários pouco competitivos, baixa previsão de abertura de novas vagas e o receio de perder profissionais-chave para outras empresas. Por outro lado, aqueles que são mais otimistas citam a expectativa de estabilidade econômica, queda nas taxas de desemprego, confiança no preenchimento de posições em aberto, expectativa de abertura de novas vagas e desengavetamento de projetos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

De acordo com resultados da PNAD, a taxa de desemprego dos profissionais qualificados da região Sul foi de apenas 1,9% no quarto trimestre de 2022. O indicador nacional atingiu 3,9% neste mesmo período. Ambas as taxas são as mais baixas desde 2015 e se aproximam do que economistas chamam de pleno emprego. Isso significa que a oferta de candidatos aderentes e disponíveis no mercado é extremamente limitada, já que grande parte dos bons talentos está empregada e são cada vez mais disputados.

O estudo também apontou que 76% dos recrutadores enfrentam dificuldades para contratar profissionais qualificados, e 69% acreditam que o cenário não deve mudar nos próximos seis meses, enquanto 20% acreditam que será ainda mais desafiador. Apesar disso, 18% das empresas projetam que a intenção de contratar será mais alta nos próximos meses do que atualmente, enquanto 16% manifestam que a intenção já é alta.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Governador Jorginho Mello recebe o Embaixador da Suíça no Brasil para discutir novas parcerias

O governador Jorginho Mello recebeu na manhã desta segunda-feira, 5, a visita oficial do Embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, no Centro Administrativo do Governo do Estado.

Detentos do sistema prisional catarinense trabalham manutenção e reformas em hospitais do Estado

Os reeducandos estão desenvolvendo serviços como pintura, carpintaria, limpeza de áreas externas e outras atividades essenciais nas unidades hospitalares.

Nevoeiros obrigam cancelamento de voos em Navegantes nesta segunda (5)

Cancelamentos e atrasos afetam passageiros devido à baixa visibilidade

Caçulinha, do Domingão do Faustão, morre aos 86 anos

O renomado músico Rubens Ântonio da Silva, conhecido no meio artístico como Caçulinha, faleceu na madrugada desta segunda-feira (5) aos 86 anos em São Paulo