back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioGeralPaciente psiquiátrica sofre abuso sexual dentro de hospital em SC

Paciente psiquiátrica sofre abuso sexual dentro de hospital em SC

Uma paciente psiquiátrica teria sido vítima de abuso sexual durante uma internação em um hospital de Blumenau. A denúncia do advogado Jairo Santos é de que o hospital saberia sobre o caso e o teria escondido. A vítima, segundo ele, está grávida. Jairo não quis informar de qual hospital se trata.
Compartilhar:
Divulgação

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Uma paciente psiquiátrica teria sido vítima de abuso sexual durante uma internação em um hospital de Blumenau. A denúncia do advogado Jairo Santos é de que o hospital saberia sobre o caso e o teria escondido. A vítima, segundo ele, está grávida. Jairo não quis informar de qual hospital se trata.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

O advogado preferiu não dar muitos detalhes, como o mês da internação, idade da vítima ou qual o transtorno psiquiátrico ela tem. Segundo ele, isso é para proteger a identidade dela. Ele afirma que a família teria sido incentivada a não entrar com um processo.

“Uma pessoa da equipe de saúde percebeu que a situação estava errada durante um atendimento e passou meu contato para a família”, relata. Ele confirmou apenas que a vítima reside em Blumenau e que o caso ocorreu neste ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Denúncia

De acordo com o advogado, que relata ter passado dias recolhendo provas para apontar com clareza os fatos, a mulher foi internada em uma ala comum quando deveria ter ido para a psiquiatria.

Após a alta, em uma consulta de rotina, foi descoberto que ela está grávida. Testemunhas do estupro que ela teria sofrido no hospital já foram apontadas pelo advogado ao Ministério Público na sexta-feira, 21. A reportagem confirmou que o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) recebeu a representação, e agora haverá a distribuição da denúncia entre as promotorias de justiça de Blumenau para o devido encaminhamento da investigação.

De acordo com Jairo, a vítima passou por técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, psicólogos e assistentes sociais. Vários deles teriam conhecimento do ocorrido. Entretanto, nenhum profissional teria levado o caso à polícia.

“Ninguém teve a lucidez de levar o caso ao conhecimento da autoridade policial. Se limitaram sempre em fazer encaminhamentos para assim que o bebê nascer encaminharem para adoção”, comenta o advogado.

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos também recebeu uma denúncia, já que é especializado em vítimas mulheres e com deficiência, como é o caso da vítima. A decisão, inclusive, se baseou em garantir que nenhum “embargo político” impediria a investigação, diz o advogado.

“Hoje em dia não é crível qualquer servidor público não saber o que deve fazer diante de um caso de natureza tão grave. Certamente todos que atenderam a paciente prevaricaram e isso é crime tipificado no Código Penal”, defende.

Teste de DNA

O advogado confirma que só é possível confirmar que um funcionário do hospital seria o responsável pelo estupro após um teste de DNA, já que a vítima engravidou. Segundo ele, caso ninguém se apresente voluntariamente, eles serão chamados para realizar o exame.

“Todos os trabalhadores homens que estavam internados naquele período deverão ser convocados para fazer o teste. A paciente não entende nem que, de fato, esteja grávida”, comenta.

Exames apontariam, inclusive, que o bebê também estaria com problemas de saúde. O advogado acredita que o uso prolongado de medicamentos psiquiátricos fortes por parte da paciente podem ter levado ao quadro. Com informações O Municipío.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Governador Jorginho Mello recebe o Embaixador da Suíça no Brasil para discutir novas parcerias

O governador Jorginho Mello recebeu na manhã desta segunda-feira, 5, a visita oficial do Embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, no Centro Administrativo do Governo do Estado.

Detentos do sistema prisional catarinense trabalham manutenção e reformas em hospitais do Estado

Os reeducandos estão desenvolvendo serviços como pintura, carpintaria, limpeza de áreas externas e outras atividades essenciais nas unidades hospitalares.

Nevoeiros obrigam cancelamento de voos em Navegantes nesta segunda (5)

Cancelamentos e atrasos afetam passageiros devido à baixa visibilidade

Caçulinha, do Domingão do Faustão, morre aos 86 anos

O renomado músico Rubens Ântonio da Silva, conhecido no meio artístico como Caçulinha, faleceu na madrugada desta segunda-feira (5) aos 86 anos em São Paulo