O Arquivo Nacional apresentou recentemente novos relatos de pilotos sobre avistamentos de Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) no Brasil, incluindo descrições de objetos em altíssimas velocidades. Em alguns casos, os OVNIs foram descritos como se movendo a uma velocidade até dez vezes superior à de um avião comercial.
Esses relatos foram registrados pelos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindactas), órgão da Força Aérea Brasileira (FAB). No ano de 2023, o Cindactas recebeu 30 relatos sobre OVNIs, com a maioria dos avistamentos ocorrendo no Sul do Brasil, especialmente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
Além disso, em fevereiro, uma piloto que estava a caminho de Santa Catarina relatou ter visto de quatro a cinco objetos com luzes brancas intermitentes, movendo-se a uma velocidade extremamente rápida por volta das 2h da madrugada.
A FAB informa que “todos os documentos, vídeos, fotografias, relatos, entre outros, disponíveis, no âmbito do Comando da Aeronáutica, sobre fenômenos aéreos não identificados, no período de 1952 a 2023, já foram transferidos para o Arquivo Nacional, onde são de domínio público”.