back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioGeralObra do alargamento da faixa de areia de Itapema pode começar em outubro

Obra do alargamento da faixa de areia de Itapema pode começar em outubro

Estudo técnico localizou jazida há 5 km da costa e há 12 metros de de profundidade com areia compatível a da orla
Compartilhar:
Bruno Lima

O processo para iniciar o alargamento da faixa de areia da Meia Praia e do Estreito, em Itapema, seguiu para o Instituto do Meio Ambiente (IMA), onde aguarda as análises do órgão para que seja emitido o Licenciamento Ambiental. A expectativa é que em até 60 dias a prefeitura obtenha esse documento e inicie os trâmites para a licitação e contratação da empresa que realizará a obra e depois disso comece a tão esperada obra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Todos os estudos ambientais, para o alargamento da faixa de areia, em Itapema, foram concluídos. Um dos levantamentos técnicos, que foi realizado por uma equipe da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), contratada pela prefeitura, é denominado ‘Estudo de Mar’.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

O levantamento feito pela equipe multidisciplinar formada por 16 pessoas, localizou uma jazida há 5 km da costa e há 12 metros de profundidade. Os técnicos também analisaram se a areia desse ponto seria compatível com a da orla de Itapema. Com isso, ao contrário do município de Balneário Camboriú, a draga não ficará tão distante da costa, otimizando o tempo de obra e resultando em uma economia de R$ 10 milhões.

Conforme destaca Marcelo Correia, assessor especial de captação de recursos e projetos da prefeitura, com a jazida próxima, o alargamento deve ser concluído em até 60 dias, após todos os trâmites burocráticos, que envolvem emissão do licenciamento ambiental e licitação para contratação da empresa. “ Estamos avançado muito nesse projeto e atualmente se encontra na fase de licenciamento no IMA, onde passou por várias etapas, desde a questão da concepção do projeto, da elaboração dos contextos complementares, a identificação da jazida”, explica

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

A previsão é que saindo o licenciamento, a prefeitura inicie o mais rápido possível o processo de licitação já em setembro e as obras comecem a partir de outubro. O cronograma prevê que todo engordamento da praia seja concluído em até 60 dias, ou seja, até dezembro de 2022. Mas, se os técnicos acharem que o prazo ficará muito apertado, a obra começará após o término da temporada de verão em 2023.

O projeto envolve a ampliação da faixa de areia, que atualmente é de 30 metros para 60 metros. Também será construída uma via com duas faixas na Meia Praia em frente a nova orla. Isso irá ajudar na mobilidade urbana e também segurança. A proposta também inclui obras de revitalização e paisagismo. O valor total da obra está previsto em R$ 69 milhões.

“Vamos conseguir proteger nossa praia fazendo uma ampliação adequada para a necessidade turística e da população. Em conversa com IMA eles nos pediram 60 dias para fazer toda analise, e dentro do prazo temos expectativa para iniciar a obra o mais rápido possível. Caso não ocorra isso, vamos iniciar em 2023. Em questão de recursos o Governo do Estado não aportou medidas e recursos para execução dessa obra, mas, o munícipio tem alternativas como a operação urbana”, finaliza.

Fonte: Visor Notícias

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Governador Jorginho Mello recebe o Embaixador da Suíça no Brasil para discutir novas parcerias

O governador Jorginho Mello recebeu na manhã desta segunda-feira, 5, a visita oficial do Embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, no Centro Administrativo do Governo do Estado.

Detentos do sistema prisional catarinense trabalham manutenção e reformas em hospitais do Estado

Os reeducandos estão desenvolvendo serviços como pintura, carpintaria, limpeza de áreas externas e outras atividades essenciais nas unidades hospitalares.

Nevoeiros obrigam cancelamento de voos em Navegantes nesta segunda (5)

Cancelamentos e atrasos afetam passageiros devido à baixa visibilidade

Caçulinha, do Domingão do Faustão, morre aos 86 anos

O renomado músico Rubens Ântonio da Silva, conhecido no meio artístico como Caçulinha, faleceu na madrugada desta segunda-feira (5) aos 86 anos em São Paulo