back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioGeralNave da missão Dart colide com o asteroide Dimorphos

Nave da missão Dart colide com o asteroide Dimorphos

Uma espaçonave da Nasa colidiu propositalmente na noite desta segunda-feira (26) em um asteroide chamado Dimorphos. A missão Double Asteroid Redirection Test, ou DART, estava viajando para alcançar seu alvo desde o seu lançamento, em novembro de 2021.
Compartilhar:
Divulgação

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Uma espaçonave da Nasa colidiu propositalmente na noite desta segunda-feira (26) em um asteroide chamado Dimorphos. A missão Double Asteroid Redirection Test, ou DART, estava viajando para alcançar seu alvo desde o seu lançamento, em novembro de 2021.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Nesta segunda-feira, a Dart atingiu o corpo celeste a cerca de 21,6 mil quilômetros por hora em uma tentativa de mudar a sua trajetória.

Embora o asteroide em questão não fosse uma ameaça à Terra, a Nasa explicou que o objetivo da missão era testar uma tecnologia que pode ser usada futuramente para defender o planeta contra possíveis riscos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Colisão

Por ser cerca de 100 vezes menor que a Dimorphos, a espaçonave não destruiu o asteroide.

Em vez disso, a agência espera que a colisão alcançado o seu objetivo de alterar a velocidade e o caminho do corpo celeste no espaço.

A equipe da missão comparou a ação com ˜um carrinho de golfe atingindo uma das Grandes Pirâmides do Egito” – energia suficiente para deixar uma cratera de impacto.

Os cientistas esperam que o empurrão mude ligeiramente o Dimorphos e o torne mais gravitacionalmente ligado ao Didymos, o maior asteroide do sistema.

Próximos passos

Observatórios terrestres em todo o mundo observarão o sistema de asteroides como uma forma de confirmar se o DART alterou com sucesso o movimento do asteroide.

O Telescópio Espacial James Webb, o Telescópio Espacial Hubble e a missão Lucy da NASA também analisarão as consequências.

Além disso, a missão Hera da Agência Espacial Europeia será lançada em 2024 para continuar a estudar o impacto da missão.

Confira o momento da colisão:

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Governador Jorginho Mello recebe o Embaixador da Suíça no Brasil para discutir novas parcerias

O governador Jorginho Mello recebeu na manhã desta segunda-feira, 5, a visita oficial do Embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, no Centro Administrativo do Governo do Estado.

Detentos do sistema prisional catarinense trabalham manutenção e reformas em hospitais do Estado

Os reeducandos estão desenvolvendo serviços como pintura, carpintaria, limpeza de áreas externas e outras atividades essenciais nas unidades hospitalares.

Nevoeiros obrigam cancelamento de voos em Navegantes nesta segunda (5)

Cancelamentos e atrasos afetam passageiros devido à baixa visibilidade

Caçulinha, do Domingão do Faustão, morre aos 86 anos

O renomado músico Rubens Ântonio da Silva, conhecido no meio artístico como Caçulinha, faleceu na madrugada desta segunda-feira (5) aos 86 anos em São Paulo