back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioGeralMassa de ar quente promete 'cozinhar' SC: "verão fora de época"

Massa de ar quente promete ‘cozinhar’ SC: “verão fora de época”

Bolsão de ar quente está em cima do estado no momento, segundo a meteorologia. Entenda
Compartilhar:
Reprodução/ ND+

Nesta quarta-feira (2), uma extensa massa de ar quente que cobre a América do Sul chegou a Santa Catarina, potencialmente influenciando as temperaturas em todo o estado. De acordo com a Defesa Civil, a condição do tempo deverá permanecer firme, com predomínio de sol em todas as regiões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Segundo a meteorologia, o bolsão de ar quente está em cima de Santa Catarina no momento, podendo influenciar no calor, trazendo um “verão fora de época”. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

As temperaturas mínimas oscilam entre 0°C e 11°C do Meio-Oeste aos Planaltos, e entre 3°C e 17°C nas demais áreas. As máximas, por sua vez, variam entre 23°C e 29°C na maior parte do Estado, podendo ultrapassar os 30°C no Oeste e Extremo Oeste.

Para a quinta-feira (3), a previsão é de predomínio de sol em todo o Estado de Santa Catarina, com formação de nevoeiros na madrugada e início da manhã. À tarde e à noite, os ventos viram para o sul, trazendo umidade e aumentando a nebulosidade no litoral e em suas proximidades. Segundo a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), a temperatura será amena na madrugada, elevando-se ao longo do dia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

No entanto, as temperaturas não devem subir tanto no Litoral Sul e no Planalto Sul, devido ao vento Sul e à maior cobertura de nuvens, com máximas não passando dos 25°C. Em outras regiões, como Meio-Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, litoral, Oeste e Extremo Oeste, as temperaturas vão oscilar entre 24°C e 32°C.

O fenômeno do aquecimento é global. Julho foi marcado por ondas de calor intensas e recordes de temperaturas sendo superados, sendo considerado o mês mais quente já registrado. Essa marca foi determinada após análise dos dados de temperatura pelo Centro Nacional de Previsão Ambiental dos Estados Unidos e a Universidade do Maine, com temperaturas diárias ao longo do mês ficando entre 0,56°C e 1,02°C acima da média (de 1979 a 2000).

Além disso, o meteorologista Piter Scheuer alerta que o Brasil, incluindo Santa Catarina, pode enfrentar temperaturas acima da média neste verão devido à influência do fenômeno El Niño. Segundo o especialista, o verão promete ser mais quente, com maiores ocorrências de chuvas. No entanto, a intensidade do calor observado no hemisfério Norte não deve atingir o território brasileiro da mesma maneira.

Com informações de ND+

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Governador Jorginho Mello recebe o Embaixador da Suíça no Brasil para discutir novas parcerias

O governador Jorginho Mello recebeu na manhã desta segunda-feira, 5, a visita oficial do Embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, no Centro Administrativo do Governo do Estado.

Detentos do sistema prisional catarinense trabalham manutenção e reformas em hospitais do Estado

Os reeducandos estão desenvolvendo serviços como pintura, carpintaria, limpeza de áreas externas e outras atividades essenciais nas unidades hospitalares.

Nevoeiros obrigam cancelamento de voos em Navegantes nesta segunda (5)

Cancelamentos e atrasos afetam passageiros devido à baixa visibilidade

Caçulinha, do Domingão do Faustão, morre aos 86 anos

O renomado músico Rubens Ântonio da Silva, conhecido no meio artístico como Caçulinha, faleceu na madrugada desta segunda-feira (5) aos 86 anos em São Paulo