back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioGeralMarina diz que "caixa-preta" é ofensa à pessoas negras

Marina diz que “caixa-preta” é ofensa à pessoas negras

Um momento de tensão marcou a recente sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs, quando a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, expressou seu descontentamento com o uso do termo "caixa-preta" pelo presidente da CPI, Plínio Valério (PSDB-AM). A ministra apontou o uso da expressão como pejorativo e associado a conotações raciais.
Compartilhar:
Divulgação / Redes sociais

Um momento de tensão marcou a recente sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs, quando a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, expressou seu descontentamento com o uso do termo “caixa-preta” pelo presidente da CPI, Plínio Valério (PSDB-AM). A ministra apontou o uso da expressão como pejorativo e associado a conotações raciais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Durante a sessão, ao descrever as descobertas da CPI, Plínio Valério utilizou a expressão “caixa-preta”, o que levou a uma intervenção de Marina Silva. Ela argumentou que a associação da cor preta com aspectos negativos é inapropriada, destacando que tal uso pode ter implicações raciais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

João Paulo Capobianco, secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, sugeriu a substituição do termo por “caixa-laranja”, proposta que foi ironizada por Valério. Em resposta, ele disse: “Então, pode se esculachar os laranjas”. O presidente da CPI também mencionou a expressão “caixa de Pandora” em sua fala.

A CPI das ONGs, que tem como foco investigar organizações não governamentais, é dominada por parlamentares de direita, incluindo figuras bolsonaristas como Damares Alves e o ex-vice-presidente Hamilton Mourão. A comissão já ouviu diversos nomes ligados à ministra Marina Silva, como Rodrigo Agostinho, presidente do Ibama, e Mauro Mendes, presidente do ICMBio.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Governador Jorginho Mello recebe o Embaixador da Suíça no Brasil para discutir novas parcerias

O governador Jorginho Mello recebeu na manhã desta segunda-feira, 5, a visita oficial do Embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, no Centro Administrativo do Governo do Estado.

Detentos do sistema prisional catarinense trabalham manutenção e reformas em hospitais do Estado

Os reeducandos estão desenvolvendo serviços como pintura, carpintaria, limpeza de áreas externas e outras atividades essenciais nas unidades hospitalares.

Nevoeiros obrigam cancelamento de voos em Navegantes nesta segunda (5)

Cancelamentos e atrasos afetam passageiros devido à baixa visibilidade

Caçulinha, do Domingão do Faustão, morre aos 86 anos

O renomado músico Rubens Ântonio da Silva, conhecido no meio artístico como Caçulinha, faleceu na madrugada desta segunda-feira (5) aos 86 anos em São Paulo