back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioGeralLagoa se forma na Praia Central de Balneário Camboriú

Lagoa se forma na Praia Central de Balneário Camboriú

Novamente a Barra Sul da praia Central de Balneário Camboriú, recebeu mais um fenômeno inusitado da natureza. Após os “degraus gigantes”, surgiu na faixa de areia uma lagoa nesta terça-feira (1°). A praia completa 11 meses de alargamento que triplicou a faixa de areia, imagens da água acumulada na Barra Sul repercutiram nas redes sociais e foram captadas também pelas câmeras da prefei
Compartilhar:
Divulgação

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Novamente a Barra Sul da praia Central de Balneário Camboriú, recebeu mais um fenômeno inusitado da natureza. Após os “degraus gigantes”, surgiu na faixa de areia uma lagoa nesta terça-feira (1°). A praia completa 11 meses de alargamento que triplicou a faixa de areia, imagens da água acumulada na Barra Sul repercutiram nas redes sociais e foram captadas também pelas câmeras da prefeitura instaladas na praia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Já na manhã desta quinta-feira (3), a lagoa era praticamente imperceptível, apenas uma faixa molhada destoava do restante da areia da Barra Sul. Toni Frainer, engenheiro e diretor de planejamento e gestão orçamentária de Balneário Camboriú, explica que o fenômeno é normal e está sendo monitorado pelo departamento de planejamento da Fundação do Meio Ambiente da cidade.

“É normal que na região da Barra Sul ocorram pequenas lagoas e escarpas, tanto que em projeto executivo estava prevista colocar volume maior de areia nesta região, pois neste tipo de obra é normal que ocorram esses fenômenos”, explica Frainer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

O engenheiro destaca ainda que nas praias após o alargamento é necessário este período de conformidade e dependemos da natureza para a praia entrar em equilíbrio após eventos com energia de ondas mais intensas, as chamadas de ressacas.

Ainda de acordo com o Frainer, o fenômeno ocorre naturalmente, principalmente em dias frios, porém concentrados na Barra Sul. “Tanto que dos 5,8 mil metros extensão de praia Central, somente nesta região surgem algumas lagoas pequenas que se formam em período curto e o próprio movimento do mar cobrem as mesmas”, destaca.

Os especialistas informam ainda que isso acontece com mais intensidade nos períodos frios e menos intensidade períodos mais quentes. Sobre Alargamento e recuperação faixa de areia da praia central, a prefeitura destacou que o departamento de planejamento e Fundação do Meio ambiente está fazendo o monitoramento pós execução da obra, inclusive com empresa contratada para fazer o monitoramento por 36 meses após execução, uma exigência da Licença Ambiental do IMA (Instituto do Meio Ambiente).

Degraus gigantes

A praia Central de Balneário Camboriú, voltou a ter os conhecidos “degraus gigantes”, causados pelo processo de conformação e nivelamento da praia ao longo do tempo, as ressacas marítimas são uma das responsáveis por essas ocorrências.

Desde a última sexta-feira (21), quando surgiram os mais recentes “degraus gigantes”, o fenômeno tem se transformado a cada dia por influência da maré e das ondas. Com o tempo, a tendência é variarem de tamanho a depender da maré. Com informações ND mais.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Governador Jorginho Mello recebe o Embaixador da Suíça no Brasil para discutir novas parcerias

O governador Jorginho Mello recebeu na manhã desta segunda-feira, 5, a visita oficial do Embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, no Centro Administrativo do Governo do Estado.

Detentos do sistema prisional catarinense trabalham manutenção e reformas em hospitais do Estado

Os reeducandos estão desenvolvendo serviços como pintura, carpintaria, limpeza de áreas externas e outras atividades essenciais nas unidades hospitalares.

Nevoeiros obrigam cancelamento de voos em Navegantes nesta segunda (5)

Cancelamentos e atrasos afetam passageiros devido à baixa visibilidade

Caçulinha, do Domingão do Faustão, morre aos 86 anos

O renomado músico Rubens Ântonio da Silva, conhecido no meio artístico como Caçulinha, faleceu na madrugada desta segunda-feira (5) aos 86 anos em São Paulo