back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioGeralHerói de Itajaí: Odílio Garcia, o homem que sacrificou sua vida para salvar a cidade

Herói de Itajaí: Odílio Garcia, o homem que sacrificou sua vida para salvar a cidade

Itajaí cidade localizada no Litoral Norte catarinense, comemora seus 163 anos de emancipação nesta quinta-feira (15) de junho. Para homenagear a importância dessa cidade para a economia do Estado de Santa Catarina, contaremos a história de um verdadeiro herói, Odílio Garcia, que deu sua própria vida para salvar Itajaí de uma terrível tragédia.
Compartilhar:
Divulgação / Itajai Net

Itajaí cidade localizada no Litoral Norte catarinense, comemora seus 163 anos de emancipação nesta quinta-feira (15) de junho. Para homenagear a importância dessa cidade para a economia do Estado de Santa Catarina, contaremos a história de um verdadeiro herói, Odílio Garcia, que deu sua própria vida para salvar Itajaí de uma terrível tragédia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Nascido em 25 de julho de 1930 na divisa entre Porto Belo e Tijucas, filho de Cândido Antônio Garcia [Doca] e Zulmira Garcia, Odílio Garcia trabalhava no Navio Petrobrás Norte, que abastecia os terminais de gás da região. Foi durante um desses trabalhos que ocorreu o fatídico acidente que o transformou em um grande herói para a cidade de Itajaí.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

Em 2 de fevereiro de 1965, uma tarde tranquila de verão, Itajaí estava se preparando para celebrar o dia de Nossa Senhora dos Navegantes. A cidade, com cerca de 60 mil habitantes na época, estava em clima festivo, com uma procissão tradicional que percorria o rio Itajaí-açú com barcos enfeitados e fiéis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Naquele dia, o navio Petrobrás Norte chegou a Itajaí para abastecer os tanques de gás em Cordeiros, um bairro que abrigava diversos tanques de combustíveis de importantes empresas. Itajaí era responsável pela distribuição de combustível para todo o litoral norte do estado e parte do Paraná.

Porém, um terrível acidente ocorreu durante o abastecimento. A mangueira que transferia o gás se soltou, resultando em uma explosão que causou uma enorme bola de fogo no céu e quebrando vidraças nas redondezas. O perigo era iminente: se o navio explodisse completamente, as chamas se espalhariam para outros navios de combustível atracados na região, ameaçando atingir o centro da cidade e as grandes madeireiras que se estendiam pelo bairro São João.

Diante desse cenário catastrófico, famílias inteiras abandonaram suas casas, deixando tudo para trás. O temor era tamanho que muitos buscaram refúgio em lugares mais altos, como o Morro da Cruz e Cabeçudas. Enquanto isso, corajosos guerreiros se mobilizaram para tentar evitar a tragédia, fechando as válvulas dos tanques terrestres.

Entre esses corajosos, estava Odílio Garcia, encarregado do bombeamento de gás. Porém, ele sabia que alguém precisava entrar no navio em chamas e fechar as válvulas de gás que alimentavam o fogo, evitando assim uma explosão devastadora. Sem hesitar, Odílio entrou no navio em meio às chamas, fechou as válvulas e se jogou no rio na tentativa de se salvar.

Infelizmente, Odílio Garcia sofreu queimaduras em 90% de seu corpo e não resistiu. Foi resgatado e levado ao Hospital Marieta Konder Bornhausen, mas faleceu no dia seguinte. Sua coragem e sacrifício fizeram dele um verdadeiro herói, um homem que deu sua própria vida para salvar a cidade de Itajaí.

Até hoje, sua memória é lembrada e sua história inspira a todos que conhecem seu ato heroico. Odílio Garcia, o homem que se tornou sinônimo de bravura e amor pela sua cidade.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Governador Jorginho Mello recebe o Embaixador da Suíça no Brasil para discutir novas parcerias

O governador Jorginho Mello recebeu na manhã desta segunda-feira, 5, a visita oficial do Embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, no Centro Administrativo do Governo do Estado.

Detentos do sistema prisional catarinense trabalham manutenção e reformas em hospitais do Estado

Os reeducandos estão desenvolvendo serviços como pintura, carpintaria, limpeza de áreas externas e outras atividades essenciais nas unidades hospitalares.

Nevoeiros obrigam cancelamento de voos em Navegantes nesta segunda (5)

Cancelamentos e atrasos afetam passageiros devido à baixa visibilidade

Caçulinha, do Domingão do Faustão, morre aos 86 anos

O renomado músico Rubens Ântonio da Silva, conhecido no meio artístico como Caçulinha, faleceu na madrugada desta segunda-feira (5) aos 86 anos em São Paulo