back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioGeralGoverno Lula cria 'bolsa' e vai pagar para moradores de rua em todo o Brasil

Governo Lula cria ‘bolsa’ e vai pagar para moradores de rua em todo o Brasil

Nesta quarta-feira (17), um novo marco na política social brasileira foi estabelecido com a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à lei que institui a Política Nacional de Trabalho Digno e Cidadania para a População de Rua (PNTC PopRua).
Compartilhar:
Divulgação

Nesta quarta-feira (17), um novo marco na política social brasileira foi estabelecido com a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à lei que institui a Política Nacional de Trabalho Digno e Cidadania para a População de Rua (PNTC PopRua). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

A PNTC PopRua se propõe a enfrentar as barreiras que impedem a plena participação de pessoas em situação de rua na sociedade. Entre as medidas previstas, está a criação de uma bolsa para auxiliar no custeio de alimentação e transporte para aqueles que decidirem ampliar sua qualificação, seja por meio de cursos técnicos ou pelo aprimoramento da escolaridade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

A lei estabelece claramente seu compromisso com a promoção dos direitos humanos, oferecendo oportunidades concretas de trabalho, renda e educação a uma parcela da população frequentemente marginalizada. Além disso, a legislação busca incentivar a contratação de moradores de rua através de parcerias com empresas e a implementação de selos de responsabilidade social, promovendo a criação de circuitos de economia solidária e combatendo o preconceito e a discriminação no ambiente de trabalho.

A ação conjunta entre a União e os entes federativos será fundamental na implementação da política. Convênios com entidades públicas e privadas sem fins lucrativos serão essenciais para o desenvolvimento de projetos que beneficiem diretamente os moradores de rua.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Os municípios e estados que aderirem à política terão a responsabilidade de criar os Centros de Apoio ao Trabalhador em Situação de Rua (CatRua). Esses centros desempenharão um papel crucial no cadastramento, na captação e na oferta de oportunidades de reinserção no mercado de trabalho, além de promoverem acesso a programas de qualificação profissional como o Pronatec e o Sine.

A legislação, fruto de um projeto de lei da deputada Erika Hilton (Psol-SP) e aprovada com substitutivo do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), ainda prevê mecanismos para garantir a prioridade de filhos de moradores de rua em vagas de escolas públicas.

Embora a lei não especifique valores ou critérios para a concessão das bolsas, que serão definidos posteriormente por decreto, ela estabelece que o benefício será cumulativo e não afetará o recebimento de outras assistências sociais, como o Bolsa Família.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Governador Jorginho Mello recebe o Embaixador da Suíça no Brasil para discutir novas parcerias

O governador Jorginho Mello recebeu na manhã desta segunda-feira, 5, a visita oficial do Embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, no Centro Administrativo do Governo do Estado.

Detentos do sistema prisional catarinense trabalham manutenção e reformas em hospitais do Estado

Os reeducandos estão desenvolvendo serviços como pintura, carpintaria, limpeza de áreas externas e outras atividades essenciais nas unidades hospitalares.

Nevoeiros obrigam cancelamento de voos em Navegantes nesta segunda (5)

Cancelamentos e atrasos afetam passageiros devido à baixa visibilidade

Caçulinha, do Domingão do Faustão, morre aos 86 anos

O renomado músico Rubens Ântonio da Silva, conhecido no meio artístico como Caçulinha, faleceu na madrugada desta segunda-feira (5) aos 86 anos em São Paulo