Lucimar Correa da Rosa, de 39 anos, foi preso na Argentina nesta quinta-feira (29), após passar 14 anos foragido da justiça brasileira. Acusado de cometer dois homicídios qualificados em agosto de 2009, em Itapiranga, no Oeste de Santa Catarina, Lucimar foi detido em Colonia Puerto Argentino e transferido para o presídio de São Miguel do Oeste.
Natural de Tenente Portela, no Rio Grande do Sul, Lucimar havia fugido para a Argentina, onde conseguiu se esconder até 2021, quando a Interpol foi informada de sua localização. Com essa informação, as autoridades brasileiras conseguiram ampliar a busca internacionalmente.
A captura foi resultado de uma operação conjunta entre as polícias civis de Itapiranga, Tunápolis, e agentes argentinos, com apoio do Departamento de Investigação Criminal (DIC) de São Miguel do Oeste. A coordenação do Centro Integrado de Operações de Fronteira, vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, também foi crucial para a prisão do suspeito.
Agora que o mandado de prisão preventiva foi cumprido, o processo-crime contra Lucimar será retomado, e ele deverá enfrentar o Tribunal do Júri em Itapiranga, onde responderá pelos crimes cometidos.