Nesta quarta-feira (28), o ex-deputado federal João Alberto Pizzolatti foi condenado a quatro anos e seis meses de reclusão por tentativa de homicídio. A sentença, determinada pelo tribunal, estipula que a pena será cumprida inicialmente em regime semiaberto.
O caso que levou à condenação de Pizzolatti ocorreu em 20 de dezembro de 2017, quando ele se envolveu em um grave acidente de trânsito no quilômetro 17 da rodovia SC-421 (Werner Duwe), que liga as cidades de Blumenau e Pomerode. Na ocasião, Pizzolatti estava ao volante de um Volvo XC 60 e colidiu com um Fiat Mobi e um Hyundai IX-35.
O motorista do Fiat Mobi, Paulo Marcelo Santos, foi gravemente ferido no acidente. Segundo os autos do processo, Marcelo foi socorrido por populares, pois o veículo começou a pegar fogo logo após a colisão. Ele sofreu queimaduras de terceiro grau e outros ferimentos sérios.
No dia do acidente, Pizzolatti se recusou a realizar o teste do bafômetro, mas foi registrado em vídeo admitindo ter consumido bebidas alcoólicas antes de dirigir. Após ser levado ao hospital pelo Corpo de Bombeiros, o ex-deputado deixou o local antes que o atendimento médico fosse finalizado.