back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioGeralDezembro será de chuvas acima da média em Santa Catarina

Dezembro será de chuvas acima da média em Santa Catarina

Estado deve registrar impactos agrícolas, riscos de enchentes e deslizamentos
Compartilhar:
Imagem ilustrativa

Santa Catarina se aproxima do final de novembro com previsão de tempo instável e antecipa um dezembro com chuvas acima da média, conforme projeções do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Espera-se uma precipitação acumulada de 180 milímetros no último mês do ano no estado. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Essa condição climática, impactando a região Sul, eleva os níveis de água no solo, beneficiando algumas fases dos cultivos de primeira safra, mas, em contrapartida, pode atrasar a colheita de cultivos de inverno e novas semeaduras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Nos meses de outubro e novembro, Santa Catarina registrou níveis históricos de precipitação e estragos significativos. Estimativas recentes apontam perdas de aproximadamente R$ 4 bilhões no setor agrícola desde o início de outubro. Além disso, 180 municípios entraram em estado de emergência ou calamidade devido a enchentes e deslizamentos, resultando em nove mortes.

No sábado (25), o estado recebeu a visita do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, responsável pela Defesa Civil nacional, discutindo apoios financeiros para as cidades afetadas. Góes visitou Trombudo Central e Rio do Sul, áreas severamente impactadas pelas chuvas. Trombudo Central registra perdas de R$ 40 milhões, enquanto Rio do Sul enfrentou seis inundações em dois meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Especialistas atribuem as chuvas intensas a influências do El Niño, fenômeno climático que eleva a temperatura no oceano Pacífico Equatorial e altera padrões de evaporação e ventos. Esse fenômeno, combinado às mudanças climáticas, intensifica e torna mais frequentes eventos climáticos extremos, causando chuvas intensas no Sul e secas e ondas de calor em outras regiões do Brasil.

Para o fim de novembro, a Epagri/Ciram prevê chuvas recorrentes em Santa Catarina, intensificando-se na tarde desta segunda-feira (27), com exceção da Grande Florianópolis e Litoral Norte, que terão chuvas isoladas já na madrugada e manhã. Nesta  terça-feira (28), o estado deve apresentar céu encoberto com chuvas e raios, sendo mais intensas entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis. Nos últimos dias do mês, espera-se sol com aumento de nuvens e chuvas no final da tarde.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Governador Jorginho Mello recebe o Embaixador da Suíça no Brasil para discutir novas parcerias

O governador Jorginho Mello recebeu na manhã desta segunda-feira, 5, a visita oficial do Embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, no Centro Administrativo do Governo do Estado.

Detentos do sistema prisional catarinense trabalham manutenção e reformas em hospitais do Estado

Os reeducandos estão desenvolvendo serviços como pintura, carpintaria, limpeza de áreas externas e outras atividades essenciais nas unidades hospitalares.

Nevoeiros obrigam cancelamento de voos em Navegantes nesta segunda (5)

Cancelamentos e atrasos afetam passageiros devido à baixa visibilidade

Caçulinha, do Domingão do Faustão, morre aos 86 anos

O renomado músico Rubens Ântonio da Silva, conhecido no meio artístico como Caçulinha, faleceu na madrugada desta segunda-feira (5) aos 86 anos em São Paulo