back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioGeralComo lidar com a culpa na separação?

Como lidar com a culpa na separação?

Saber como lidar com a culpa na separação é importante para superar essa fase. Maicon Paiva, do Espaço Recomeçar, dá dicas.
Compartilhar:
Divulgação

A separação é um processo doloroso e difícil, que envolve muitos sentimentos e emoções. Um deles é a culpa, que pode surgir por diversos motivos. Maicon Paiva, que ajuda pessoas a trazer amor de volta urgente, explica que a culpa pode ser paralisante e prejudicial, impedindo a pessoa de seguir em frente e de se perdoar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Mas como lidar com a culpa na separação? É possível superá-la e se libertar desse peso? O Espiritualista do Espaço Recomeçar dará orientações sobre o tema. Confira a seguir!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Fiz tudo errado e ele separou

Muitas vezes, a pessoa se sente culpada por ter cometido erros que levaram ao fim do relacionamento, como mentir, trair, brigar, negligenciar, ou não dar atenção. Nesses casos, é importante reconhecer os próprios erros, mas sem se martirizar ou se punir por eles.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Maicon Paiva explica que todos nós somos humanos e falhos, e que errar faz parte do nosso crescimento. “O que você precisa fazer é se perdoar pelos seus erros, e pedir perdão ao outro, se for possível. Mas não espere que o outro te perdoe, pois isso depende dele. O mais importante é que você se perdoe e se liberte da culpa”, diz ele.

Ele não quer mais voltar atrás

Outra situação que pode gerar culpa na separação é quando a pessoa ainda ama o outro e quer reatar o relacionamento, mas o outro não quer mais.

Nesse caso, a pessoa pode se sentir culpada por não ter feito o suficiente para salvar o relacionamento, ou por ter deixado o outro escapar. Maicon Paiva explica que, nesses casos, é preciso respeitar a decisão do outro e aceitar que o relacionamento acabou.

“Não adianta insistir, implorar, ou chantagear o outro para voltar. Isso só vai piorar a situação e aumentar o seu sofrimento. Você precisa entender que o outro tem o direito de escolher o que é melhor para ele, e que você não pode controlar os sentimentos dele. É preciso se desapegar do outro e do passado, e focar no presente e no futuro”, diz ele.

Maicon Paiva também aconselha que a pessoa se valorize e se ame mais, e não se culpe por ter perdido o outro. “Você não perdeu nada, você ganhou uma nova chance de ser feliz. Entenda que você não depende do outro para ser feliz, você depende de você mesmo”, orienta ele.

Pedi desculpas e não perdoa

Uma terceira situação que pode gerar culpa na separação é quando a pessoa pede desculpas pelos seus erros, mas o outro não perdoa. A pessoa pode se sentir culpada por não ter sido perdoada, e achar que isso significa que ela é uma pessoa ruim ou que não merece perdão.

Maicon Paiva esclarece que o perdão é uma escolha pessoal, e que não depende da pessoa que pede, mas da pessoa que recebe. “Você não pode obrigar o outro a te perdoar, nem se sentir culpado se ele não te perdoar. O perdão é um processo que envolve tempo, compreensão, e vontade. Cada um tem o seu tempo e o seu modo de perdoar. O que você pode fazer é respeitar o tempo e o modo do outro, e não forçar ou cobrar nada dele”, finaliza ele.

A culpa na separação é um sentimento comum, mas que pode ser superado com a ajuda de um profissional, como Maicon Paiva, Espiritualista do Espaço Recomeçar. De acordo com Maicon, a culpa pode ser trabalhada e transformada em aprendizado, e que é possível se perdoar e se libertar desse peso.

Se gostou deste conteúdo, continue acompanhando os artigos postados aqui no Notícias Jornal e se mantenha bem informado sobre tudo!

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Governador Jorginho Mello recebe o Embaixador da Suíça no Brasil para discutir novas parcerias

O governador Jorginho Mello recebeu na manhã desta segunda-feira, 5, a visita oficial do Embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, no Centro Administrativo do Governo do Estado.

Detentos do sistema prisional catarinense trabalham manutenção e reformas em hospitais do Estado

Os reeducandos estão desenvolvendo serviços como pintura, carpintaria, limpeza de áreas externas e outras atividades essenciais nas unidades hospitalares.

Nevoeiros obrigam cancelamento de voos em Navegantes nesta segunda (5)

Cancelamentos e atrasos afetam passageiros devido à baixa visibilidade

Caçulinha, do Domingão do Faustão, morre aos 86 anos

O renomado músico Rubens Ântonio da Silva, conhecido no meio artístico como Caçulinha, faleceu na madrugada desta segunda-feira (5) aos 86 anos em São Paulo