Massa de ar seco e frio de alta pressão atmosférica cobre o Rio Grande do Sul nesta terça-feira e traz um dia de tempo muito aberto e ensolarado com amplos períodos de céu claro. Neblina e nevoeiro em alguns pontos ao amanhecer.
Com a alta pressão cobrindo o Sul do Brasil e o tempo aberto com vento calmo a fraco, o resfriamento acentuado será generalizado com um começo de dia por demais frio. Em várias cidades gaúchas, o amanhecer de hoje estará entre os mais frios deste ano.
O dia vai começar muito frio e com geada na esmagadora maioria das cidades gaúchas. A maior parte dos municípios terá mínimas perto de 0ºC ou negativas. As mínimas nos Campos de Cima da Serra podem cair a -5ºC ou -6ºC.
Há possibilidade de mínimas abaixo de zero nesta terça na Serra do Sudeste, Noroeste, Médio e Alto Uruguai, Planalto Médio, Serra do Nordeste e Campos de Cima da Serra. Nos Aparados, o frio será tão intenso que haverá a formação no campo de needle ice ou agulhas de gelo, filamentos de gelo no solo em noites de frio muito intenso.
Porto Alegre pode amanhecer com 4ºC a 5ºC na estação oficial do Jardim Botânico, mas em bairros do Sul da cidade pode fazer até 2ºC ou menos. Ponto da área metropolitana devem amanhecer nesta terça mínimas entre 1ºC e 3ºC.
Espera-se formação de geada em vários bairros de Porto Alegre, fora da área central da cidade, e até em algumas praias do Litoral Norte do estado, onde ocorrer geada é muito menos frequente no inverno que em outras regiões do estado.
Com o ar frio enfraquecendo no decorrer do dia, aquece mais à tarde com máximas mais amenas que nesta segunda-feira. A maior parte dos municípios deve ter temperaturas máximas entre 15ºC e 18ºC.
Na costa, por um ciclone em mar aberto, a tendência é o mar ficar muito agitado com ressaca nas praias por ondas de até 2,5 metros a até 4 metros nos litorais gaúcho e catarinense, segundo aviso da Marinha do Brasil. Com informações MetSul.