back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioGeralCasal de mulheres ganha direito de registrar bebê gerado por inseminação caseira em SC

Casal de mulheres ganha direito de registrar bebê gerado por inseminação caseira em SC

Elas precisaram entrar na justiça por conta da falta de legislação sobre inseminação caseira
Compartilhar:
Imagem ilustrativa

Um casal homoafetivo, composto por duas mulheres, conseguiu, através da justiça, o direito de registrar uma criança que foi gerada através de inseminação artificial caseira. Agora, por determinação da 1ª Vara Cível da comarca de Canoinhas, onde foi tramitada a ação, o bebê teve assegurado o direito de ter o nome das duas mães na certidão de nascimento. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

As mulheres, que vivem em união estável há 11 anos, recorreram a um amigo, que aceitou doar o sêmen sob a condição de anonimato e isenção de responsabilidade em relação à criança. A decisão de realizar uma inseminação artificial caseira foi tomada por conta do alto valor cobrado em clínicas de reprodução assistida. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Após o nascimento da criança, no momento do registro, o casal recebeu a informação da impossibilidade do ato devido à falta de legislação sobre inseminação caseira.

Diante disso, as mulheres ingressaram com um mandado de averbação da dupla maternidade da criança. Na sentença, o juiz Victor Luiz Ceregato Grachinski ressaltou que o reconhecimento confere respeito e dignidade às envolvidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

“Essas mulheres já eram mães de fato e passaram a ser reconhecidas juridicamente. Conceder o registro é diminuir a discriminação em relação aos casais homoafetivos que não têm condições de arcar com o elevado custo de uma reprodução assistida, e resguardar os direitos fundamentais da criança”, argumentou.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Governador Jorginho Mello recebe o Embaixador da Suíça no Brasil para discutir novas parcerias

O governador Jorginho Mello recebeu na manhã desta segunda-feira, 5, a visita oficial do Embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, no Centro Administrativo do Governo do Estado.

Detentos do sistema prisional catarinense trabalham manutenção e reformas em hospitais do Estado

Os reeducandos estão desenvolvendo serviços como pintura, carpintaria, limpeza de áreas externas e outras atividades essenciais nas unidades hospitalares.

Nevoeiros obrigam cancelamento de voos em Navegantes nesta segunda (5)

Cancelamentos e atrasos afetam passageiros devido à baixa visibilidade

Caçulinha, do Domingão do Faustão, morre aos 86 anos

O renomado músico Rubens Ântonio da Silva, conhecido no meio artístico como Caçulinha, faleceu na madrugada desta segunda-feira (5) aos 86 anos em São Paulo