back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioGeralCâmara de cidade em SC debate projeto de lei para multar motocicletas barulhentas

Câmara de cidade em SC debate projeto de lei para multar motocicletas barulhentas

Em Joinville, cidade do Norte catarinense, a Câmara de Vereadores discute uma proposta de lei que visa coibir o ruído excessivo produzido por motocicletas, especialmente por aquelas usadas em serviços de entrega. O projeto, enumerado como 84/2023, foi analisado na Comissão de Urbanismo na terça-feira (8), gerando debates acalorados entre vereadores e representantes do setor.
Compartilhar:
Divulgação / Redes sociais

Em Joinville, cidade do Norte catarinense, a Câmara de Vereadores discute uma proposta de lei que visa coibir o ruído excessivo produzido por motocicletas, especialmente por aquelas usadas em serviços de entrega. O projeto, enumerado como 84/2023, foi analisado na Comissão de Urbanismo nesta terça-feira (8), gerando debates acalorados entre vereadores e representantes do setor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

O projeto de lei sugere a aplicação de multas que podem chegar a 10 UPM (Unidades Padrão do Município), equivalendo, se calculada no mês de agosto, a R$ 3.753,40. Tal penalidade recairia sobre os empregadores que fizessem uso de motocicletas com ruídos acima dos limites estabelecidos pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

Segundo a regulamentação proposta, o nível de ruído das motocicletas seria mensurado em decibéis, com medições realizadas próximas ao escapamento. Os limites seriam de 99 decibéis para motocicletas fabricadas até dezembro de 1998, e 80 decibéis para aquelas produzidas a partir de janeiro de 1999.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

O vereador Nado (pros), autor da proposta, defendeu que o projeto é parte de um esforço para tornar Joinville uma cidade mais sustentável e com melhor qualidade de vida para seus habitantes. Ele destacou a importância dessa medida, especialmente para pessoas autistas, e enfatizou que a resolução da questão exige uma atuação direta do poder público, particularmente da CVJ (Câmara de Vereadores de Joinville).

A proposta inclui também diretrizes para garantir a manutenção adequada das motocicletas, abordando aspectos como a conservação dos faróis, placas, retrovisores, dispositivos de transporte de carga, integridade do chassi e condições de uso dos veículos. A lei também abordaria a regularidade da habilitação do motociclista e o uso de equipamentos de segurança pessoal.

Embora a proposta tenha sido recebida com simpatia por alguns setores, houve resistência por parte de representantes da indústria e comércio. Ana Wetzel, do Sindicato Viva Bem, reconheceu o incômodo causado pelo barulho das motocicletas, mas discordou da possibilidade de multar os empregadores. Cintia Huang, da Ajorpeme (Associação de Joinville e Região da Pequena, Micro e Média Empresa), também se manifestou contrária à medida.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Governador Jorginho Mello recebe o Embaixador da Suíça no Brasil para discutir novas parcerias

O governador Jorginho Mello recebeu na manhã desta segunda-feira, 5, a visita oficial do Embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, no Centro Administrativo do Governo do Estado.

Detentos do sistema prisional catarinense trabalham manutenção e reformas em hospitais do Estado

Os reeducandos estão desenvolvendo serviços como pintura, carpintaria, limpeza de áreas externas e outras atividades essenciais nas unidades hospitalares.

Nevoeiros obrigam cancelamento de voos em Navegantes nesta segunda (5)

Cancelamentos e atrasos afetam passageiros devido à baixa visibilidade

Caçulinha, do Domingão do Faustão, morre aos 86 anos

O renomado músico Rubens Ântonio da Silva, conhecido no meio artístico como Caçulinha, faleceu na madrugada desta segunda-feira (5) aos 86 anos em São Paulo