back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioGeralCães identificam estresse de seus tutores pelo cheiro, aponta estudo científico

Cães identificam estresse de seus tutores pelo cheiro, aponta estudo científico

Os bichos acertaram em 93,8% dos testes, mostrando a diferença de odores antes e depois do estresse
Compartilhar:
Foto: Pixabay

Segundo o artigo publicado na revista científica “Plos One”, na edição de setembro, cães podem sentir a distinção entre os cheiros dos humanos quando estão estressados e quando estão tranquilos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Os profissionais coletaram amostras de respiração e suor dos participantes para usar como base. Depois, essas pessoas realizaram uma tarefa, contaram para trás a partir de 9 mil, em unidades de 17, na frente de dois pesquisadores por três minutos. Após o final do estudo a equipe coletou novamente amostras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Os cientistas exibiram amostras de respiração e suor pós-tarefa de uma pessoa para 20 cães, juntamente com duas outras amostras de controle em branco. Os animais precisavam escolher a amostra correta em pelo menos sete de cada dez vezes para passar para a próxima fase.

Na fase final a equipe do estudo apontou aos quatro cães que passaram, as mesmas amostras que cheiraram na fase 1, juntamente com uma amostra do mesmo indivíduo, coletada antes da tarefa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

As opções foram apresentadas 20 vezes para os animais, que tinham que identificar com êxito o cheiro original de “estresse” pós-tarefa em pelo menos 80% das vezes para que os resultados fossem decisivos.

Os animais escolheram a amostra certa em 93,8% dos testes, propondo que os odores de estresse eram bem opostos das amostras retiradas antes do teste.

Por: Alexsandro Simas

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Governador Jorginho Mello recebe o Embaixador da Suíça no Brasil para discutir novas parcerias

O governador Jorginho Mello recebeu na manhã desta segunda-feira, 5, a visita oficial do Embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, no Centro Administrativo do Governo do Estado.

Detentos do sistema prisional catarinense trabalham manutenção e reformas em hospitais do Estado

Os reeducandos estão desenvolvendo serviços como pintura, carpintaria, limpeza de áreas externas e outras atividades essenciais nas unidades hospitalares.

Nevoeiros obrigam cancelamento de voos em Navegantes nesta segunda (5)

Cancelamentos e atrasos afetam passageiros devido à baixa visibilidade

Caçulinha, do Domingão do Faustão, morre aos 86 anos

O renomado músico Rubens Ântonio da Silva, conhecido no meio artístico como Caçulinha, faleceu na madrugada desta segunda-feira (5) aos 86 anos em São Paulo