back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioGeralBARRADO: Bombinhas suspende o cultivo de mariscos e ostras

BARRADO: Bombinhas suspende o cultivo de mariscos e ostras

A retirada, comercialização e consumo de mariscos e ostras estão temporariamente proibidos em Bombinhas, Santa Catarina, devido à detecção de uma toxina nociva à saúde.
Compartilhar:
Imagem Ilustrativa

A retirada, comercialização e consumo de mariscos e ostras estão temporariamente proibidos em Bombinhas, Santa Catarina, devido à detecção de uma toxina nociva à saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

A proibição também afeta a venda e o consumo de mexilhões, mas especificamente nas localidades de Fazenda Armação, em Governador Celso Ramos, e na praia de Sambaqui, em Florianópolis. Além disso, a produção de ostras em Bombinhas foi igualmente interrompida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Este alerta foi emitido após a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) identificar a presença da ficotoxina ácido ocadaico em análises recentes. Esta substância é conhecida por provocar reações adversas como diarreia e infecções intestinais em quem a ingere.

Para que o levantamento da suspensão seja considerado, a Cidasc estabeleceu que serão necessários dois testes consecutivos que atestem a ausência da toxina nos frutos do mar. Devido à natureza filtradora dos bivalves, como ostras e mexilhões, esses organismos tendem a acumular substâncias tóxicas, representando um risco quando há contaminação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Em situações de mal-estar após o consumo desses alimentos, recomenda-se procurar assistência médica imediatamente e informar os órgãos de saúde competentes.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Governador Jorginho Mello recebe o Embaixador da Suíça no Brasil para discutir novas parcerias

O governador Jorginho Mello recebeu na manhã desta segunda-feira, 5, a visita oficial do Embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, no Centro Administrativo do Governo do Estado.

Detentos do sistema prisional catarinense trabalham manutenção e reformas em hospitais do Estado

Os reeducandos estão desenvolvendo serviços como pintura, carpintaria, limpeza de áreas externas e outras atividades essenciais nas unidades hospitalares.

Nevoeiros obrigam cancelamento de voos em Navegantes nesta segunda (5)

Cancelamentos e atrasos afetam passageiros devido à baixa visibilidade

Caçulinha, do Domingão do Faustão, morre aos 86 anos

O renomado músico Rubens Ântonio da Silva, conhecido no meio artístico como Caçulinha, faleceu na madrugada desta segunda-feira (5) aos 86 anos em São Paulo