Em um encontro eletrizante decidido nos acréscimos, o Vasco da Gama triunfou sobre o América-MG com um placar apertado de 1 a 0, nesta segunda-feira (25), no Estádio Independência. O embate, que estava atrasado e pertencia originalmente à 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, se revelou um divisor de águas para ambas as equipes.
Jair, o volante cruzmaltino, foi o herói da noite ao marcar o único gol da partida aos 46 minutos da segunda etapa. O tento veio após o Vasco se beneficiar de uma vantagem numérica: o zagueiro Maidana, do América, foi expulso no último lance do primeiro tempo.
A vitória impulsiona o Vasco para fora da zona de rebaixamento, posição que a equipe ocupava desde a sétima rodada do campeonato. Agora com 26 pontos e embalado por três vitórias consecutivas, o time carioca ocupa a 15ª posição e ganha fôlego na luta contra o rebaixamento. O resultado também empurrou o Bahia para a zona de perigo.
Em contrapartida, a situação do América-MG se agrava consideravelmente. O time mineiro permanece com 17 pontos e é o penúltimo colocado da tabela, aumentando a pressão para os próximos confrontos.
O próximo desafio do América será contra o Cruzeiro, no Mineirão, às 16h (de Brasília) do domingo (1), em partida válida pela 26ª rodada da Série A. O Vasco, por sua vez, viajará ao estado de São Paulo para medir forças com o Santos na Vila Belmiro, também às 16h (de Brasília), na mesma rodada.