Jonata Lúcio Contreiras, mais conhecido no mundo do futebol como “Treinador Tinga“, é o mais novo reforço das categorias de base do Joinville Esporte Clube.
Natural de Porto Alegre Tinga chegou em Tijucas no ano 2017, ele sempre teve uma forte ligação com o futebol, iniciando sua trajetória nas categorias de base do Grêmio e, posteriormente, jogando profissionalmente por clubes como Cruzeiro de Porto Alegre e Sport Club do Recife. No Sport, ele teve destaque ao ser relacionado para o Campeonato Brasileiro Série B de 2010 e para o Campeonato Pernambucano Série A.
Além dessas passagens, Tinga também jogou no Olímpia do Paraguai e no Concórdia de Santa Catarina. No cenário local, ele fez história no futebol amador de Tijucas, onde conquistou títulos importantes, como o campeonato da Série A pelo Renascença, Série B pelo Campo Novo, e foi campeão das Olimpíadas pelo XV de Novembro.
Após encerrar sua carreira como jogador, Tinga decidiu investir na formação acadêmica e ingressou no curso de Educação Física. Ele recebeu um convite do Sindicato dos Ex-Atletas Profissionais e da Federação Brasileira de Futebol para realizar um curso de treinador, obtendo seu diploma de treinador profissional de futebol, sem a necessidade do CREF, devido ao título de ex-atleta.
Com essa nova formação, Tinga seguiu sua jornada como treinador e, atualmente, alcançou um grande marco ao ser reconhecido como o 16º melhor treinador do Brasil na categoria sub-13, superando equipes tradicionais no cenário estadual e nacional. Ele encara essa fase como mais promissora do que sua carreira como jogador, afirmando que, como treinador, passou por clubes que não teve a oportunidade de jogar.
Hoje, além de sua carreira no futebol, Tinga também destaca a importância de sua fé em Deus e apoio da família. Como cristão, ele credita suas conquistas à sua confiança em Deus, afirmando que foi essa fé que o impulsionou a retornar ao futebol e buscar sempre novos objetivos.
Com contrato no Joinville e metas ambiciosas, Treinador Tinga continua em busca de novos desafios, determinado a voar ainda mais alto no futebol brasileiro.