O Flamengo sagrou-se campeão da Copa do Brasil 2024 ao vencer o Atlético-MG por 1 a 0 neste domingo (10), dentro da Arena MRV, em Belo Horizonte. A equipe rubro-negra já havia garantido vantagem ao vencer a primeira partida da decisão por 3 a 1 no Maracanã e consolidou o título com um golaço marcado pelo equatoriano Gonzalo Plata.
O jogo, marcado pelo equilíbrio, teve o Atlético-MG buscando reverter o resultado desfavorável com muita pressão no ataque. Os mineiros tentaram ditar o ritmo, mas o nervosismo e a necessidade de marcar acabaram favorecendo o Flamengo, que manteve a calma e segurou a vantagem. Aos 37 minutos do segundo tempo, Bruno Henrique fez um lançamento perfeito para Gonzalo Plata, que, em um toque de habilidade, encobriu o goleiro Everson, marcando o único gol da partida e garantindo a taça.
O título, além de representar a quinta conquista do Flamengo na Copa do Brasil (1990, 2006, 2013, 2022 e 2024), trouxe destaque para o treinador Filipe Luís. Menos de um ano após se aposentar como jogador, o catarinense celebra sua primeira conquista à frente do comando técnico da equipe. Filipe, que começou sua trajetória como treinador no sub-17 do clube e passou pelo sub-20, foi promovido ao cargo de técnico da equipe principal há pouco mais de um mês, após a demissão de Tite.
Chamado para “apagar o incêndio”, Filipe Luís integra a lista de apostas bem-sucedidas do clube em técnicos formados internamente, conquistando a confiança dos torcedores e o pentacampeonato nacional. Com o título, o Flamengo também garante uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores 2025, reforçando o momento de ascensão do clube sob a nova liderança.