back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioEspeciaisMenino de 13 anos salva a vida da irmã engasgada durante refeição

Menino de 13 anos salva a vida da irmã engasgada durante refeição

Na tarde desta terça-feira (16), um jovem de apenas 13 anos se tornou um herói ao salvar a vida de sua irmã mais nova e evitar uma tragédia em Araguatins, região do Bico do Papagaio, no Tocantins.
Compartilhar:
DIVULGAÇÃO / Redes sociais

Na tarde desta terça-feira (16), um jovem de apenas 13 anos se tornou um herói ao salvar a vida de sua irmã mais nova e evitar uma tragédia em Araguatins, região do Bico do Papagaio, no Tocantins.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Wallyson Teles dos Santos mostrou coragem e agilidade ao aplicar uma técnica aprendida no Programa Educacional Bombeiro Mirim (PROEBOM), conseguindo desobstruir as vias respiratórias da menina que se engasgou durante uma refeição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade!

O incidente ocorreu quando a mãe de Wallyson, enquanto realizava um atendimento em um salão de beleza, pediu que o filho alimentasse sua irmã mais nova.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Preparando um prato de ovo cozido com arroz, o garoto deixou a refeição no sofá e saiu rapidamente do cômodo. Ao retornar, encontrou sua irmã com os olhos vermelhos e as mãos na garganta, sinais evidentes de engasgo.

Agindo com destreza e utilizando a técnica de Heimlich, que aprendera nas aulas do PROEBOM sobre atendimento pré-hospitalar, Wallyson ajoelhou-se ao lado da irmã e aplicou pressão no diafragma dela. Essa manobra tem como objetivo deslocar o alimento obstrutivo dos pulmões, induzindo a tosse forçada e permitindo a liberação das vias aéreas.

Felizmente, graças à rápida intervenção do jovem herói, a menina conseguiu expelir o pedaço de ovo cozido que obstruía sua respiração, voltando a respirar normalmente. Segundo informações fornecidas pelo Corpo de Bombeiros, Wallyson é um aluno dedicado do programa PROEBOM, que inclui em seu currículo aulas sobre obstrução de vias aéreas causada por aspiração de corpo estranho (OVACE).

A ação corajosa de Wallyson serve como um lembrete do valor desses programas educacionais, que capacitam jovens a agirem de forma responsável em situações de emergência.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Idosa realiza desejo de comer coxinha após mais de 2 meses na UTI

Os profissionais do Hospital Bethesda, em Joinville, atenderam ao desejo de uma paciente que estava na UTI há mais de 70 dias. Maria Reinehr, de 82 anos, expressou o desejo de saborear uma coxinha de frango.

Superação e conquista: Enfermeiro se forma em medicina na UFSC

Aos 41 anos, Jean Murilo Patricio da Assunção tem muito a comemorar. Filho de uma trabalhadora doméstica e de um trabalhador da construção civil, Jean celebra a conquista de seu segundo diploma e um marco histórico: ele é parte da primeira turma formada em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Araranguá, no sul do estado.

Menino de 2 anos supera o medo e conhece policiais em SC

Na manhã ensolarada desta sexta-feira, dia 19, a Polícia Militar de Lindóia do Sul teve um encontro marcante com um pequeno visitante. Noah, um garotinho de apenas 2 anos, acompanhado por sua família, decidiu conhecer de perto o trabalho dos policiais militares, uma experiência que prometia transformar uma visão temerosa em algo muito mais acolhedor.

Heróis Catarinenses que Salvaram Vidas nas Enchentes do RS são Homenageados na ALESC

Operação Asas Solidárias, a maior ação humanitária civil do Brasil, tem destaque na Assembleia Legislativa de Santa Catarina pela sua atuação nas enchentes do Rio Grande do Sul e em São João Batista. O empresário Rafael Luís Carrard é celebrado por sua coragem.