back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioEspeciaisCriança de 10 anos vence câncer raro detectado em quatro partes do corpo

Criança de 10 anos vence câncer raro detectado em quatro partes do corpo

Guilherme Kalebe Saldanha, de 10 anos, venceu um câncer raro após um ano de tratamento em Santos, no litoral de São Paulo. O garoto foi diagnosticado em setembro do ano passado com Sarcoma de Ewing nas regiões da pelve, sacro, cóccxi e pulmão.
Compartilhar:
Divulgação

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Guilherme Kalebe Saldanha, de 10 anos, venceu um câncer raro após um ano de tratamento em Santos, no litoral de São Paulo. O garoto foi diagnosticado em setembro do ano passado com Sarcoma de Ewing nas regiões da pelve, sacro, cóccxi e pulmão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

A mãe do menino, Noabia Saldanha, de 41 anos, lembra que antes de descobrirem o câncer Guilherme sentia fortes dores na região do quadril e, durante consultas médicas, o ortopedista pediu exames de tomografia e ressonância. Foi quando os tumores foram detectados.

Noabia contou que o primeiro sentimento foi de negação. “Eu não acreditava com o resultado dos exames. Me culpei achando que eu não cuidava da saúde do meu filho”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Ela explicou que desde o começo o filho passou por tratamento intensivo. “A médica disse que ele [Guilherme] precisava fazer sessões de quimioterapia e radioterapia. E que não poderia mais frequentar a escola por causa da imunidade. Eu achei que meu filho não ia aguentar”, contou.

“Eu vivi um ano no hospital. Eu e meu filho saíamos de Praia Grande [onde moram] e íamos fazer o tratamento em Santos. Ele foi um guerreiro”, conta a mãe.

Noabia sempre teve esperança na recuperação de Guilherme, mas afirma que era ele quem passava tranquilidade a ela. “A cada etapa, ele dizia que ia ficar bom. Quando precisava de ajuda com doação de sangue, ele me confortava dizendo que iria conseguir”, lembrou.

Sino da vitória

Após um ano, Noabia recebeu a notícia de que o filho estava curado da doença. “Quando a médica disse que as sessões tinham tido efeito e que o Guilherme estava de alta médica, eu chorei muito de alegria. Tinha chegado a hora de tocar o sino vitória”, disse.

Na última quinta-feira (16), o menino recebeu alta do hospital. “Ver ele sorrindo e ouvir o barulho do sino foi maravilhoso. Passou um filme de um ano da minha vida”, contou.

Guilherme não só deixou o hospital, como poderá voltar à escola. “Ele terá que fazer um acompanhamento a cada dois meses para manutenção e exames de rotina. É uma grande conquista e, aos poucos, a vida começa novamente”, finaliza Noabia.

Sarcoma de Ewing

O Sarcoma de Ewing é o segundo tumor ósseo mais frequente na infância e adolescência. Geralmente a doença atinge os ossos da pelve (quadril), tórax (costelas) e ossos longos como o fêmur e úmero (no braço).

Os sintomas iniciais são variados, mas inicialmente pode ser percebida uma massa ou um inchaço no local do tumor. Outro sintoma é a dor no local.

A dor pode ser causada tanto pelo crescimento do tumor como por uma fratura do osso enfraquecido pela doença. Com informações do G1.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Idosa realiza desejo de comer coxinha após mais de 2 meses na UTI

Os profissionais do Hospital Bethesda, em Joinville, atenderam ao desejo de uma paciente que estava na UTI há mais de 70 dias. Maria Reinehr, de 82 anos, expressou o desejo de saborear uma coxinha de frango.

Superação e conquista: Enfermeiro se forma em medicina na UFSC

Aos 41 anos, Jean Murilo Patricio da Assunção tem muito a comemorar. Filho de uma trabalhadora doméstica e de um trabalhador da construção civil, Jean celebra a conquista de seu segundo diploma e um marco histórico: ele é parte da primeira turma formada em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Araranguá, no sul do estado.

Menino de 2 anos supera o medo e conhece policiais em SC

Na manhã ensolarada desta sexta-feira, dia 19, a Polícia Militar de Lindóia do Sul teve um encontro marcante com um pequeno visitante. Noah, um garotinho de apenas 2 anos, acompanhado por sua família, decidiu conhecer de perto o trabalho dos policiais militares, uma experiência que prometia transformar uma visão temerosa em algo muito mais acolhedor.

Heróis Catarinenses que Salvaram Vidas nas Enchentes do RS são Homenageados na ALESC

Operação Asas Solidárias, a maior ação humanitária civil do Brasil, tem destaque na Assembleia Legislativa de Santa Catarina pela sua atuação nas enchentes do Rio Grande do Sul e em São João Batista. O empresário Rafael Luís Carrard é celebrado por sua coragem.