back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioEspeciaisCostureira de 95 anos e 72 anos de profissão compartilha segredos de longevidade

Costureira de 95 anos e 72 anos de profissão compartilha segredos de longevidade

Ibirama, no Alto Vale do Itajaí, é a casa de uma mulher que encapsula a história viva: Dona Frau Schaefer, com seus notáveis 95 anos de idade. Com uma trajetória que combina longevidade e constante aprendizado, ela se tornou um pilar em sua comunidade e uma fonte de inspiração para as gerações futuras.
Compartilhar:
Divulgação / RBA TV

Ibirama, no Alto Vale do Itajaí, é a casa de uma mulher que encapsula a história viva: Dona Frau Schaefer, com seus notáveis 95 anos de idade. Com uma trajetória que combina longevidade e constante aprendizado, ela se tornou um pilar em sua comunidade e uma fonte de inspiração para as gerações futuras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

A sala de costura é quase um santuário para Dona Frau. Lá, ela maneja uma máquina de costura de pedal que tem mais de 100 anos, mantendo-a em perfeito estado de conservação. São impressionantes 72 anos dedicados à arte da costura, um ofício que ela aprendeu ao se casar aos 23 anos, trabalhando ao lado do falecido marido, que era alfaiate.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

Para Dona Frau, costurar não é apenas um trabalho, é uma paixão. “Nunca me incomodei com a costura, sempre deu certo. Deu para criar os filhos”, revela. Mas sua atuação vai além do tecido e da linha. Ela também se dedica a cuidar do quintal e até mesmo à carpina. Para ela, o trabalho não é um fardo, mas uma parte vital de seu dia-a-dia. “Nunca fiquei um dia sem trabalhar”, afirma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Mas a atividade de Dona Frau não se limita à sua sala de costura e jardim. Ela também é uma leitora ávida, consumindo livros com o auxílio de uma lupa. Há até um livro que narra sua trajetória na costura, um testemunho tangível de sua vida rica e produtiva.

Seus filhos destacam o exemplo íntegro da mãe. Neri, uma das filhas, ressalta os valores de “persistência, amor, honestidade, companheirismo e amizade” que a matriarca sempre demonstrou. Luciana, a caçula, valoriza especialmente o legado da mãe na arte da costura, uma habilidade que ela tem transmitido às gerações mais jovens.

“Honestidade e carinho são as moedas que sempre tiveram valor para mim”, diz Dona Frau, expressando gratidão a todos que reconhecem seu trabalho e trajetória. Este é o segredo não tão secreto de uma vida longa e gratificante: um ofício amado, uma família unida, e uma ética de trabalho irrefutável.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Idosa realiza desejo de comer coxinha após mais de 2 meses na UTI

Os profissionais do Hospital Bethesda, em Joinville, atenderam ao desejo de uma paciente que estava na UTI há mais de 70 dias. Maria Reinehr, de 82 anos, expressou o desejo de saborear uma coxinha de frango.

Superação e conquista: Enfermeiro se forma em medicina na UFSC

Aos 41 anos, Jean Murilo Patricio da Assunção tem muito a comemorar. Filho de uma trabalhadora doméstica e de um trabalhador da construção civil, Jean celebra a conquista de seu segundo diploma e um marco histórico: ele é parte da primeira turma formada em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Araranguá, no sul do estado.

Menino de 2 anos supera o medo e conhece policiais em SC

Na manhã ensolarada desta sexta-feira, dia 19, a Polícia Militar de Lindóia do Sul teve um encontro marcante com um pequeno visitante. Noah, um garotinho de apenas 2 anos, acompanhado por sua família, decidiu conhecer de perto o trabalho dos policiais militares, uma experiência que prometia transformar uma visão temerosa em algo muito mais acolhedor.

Heróis Catarinenses que Salvaram Vidas nas Enchentes do RS são Homenageados na ALESC

Operação Asas Solidárias, a maior ação humanitária civil do Brasil, tem destaque na Assembleia Legislativa de Santa Catarina pela sua atuação nas enchentes do Rio Grande do Sul e em São João Batista. O empresário Rafael Luís Carrard é celebrado por sua coragem.